Ciência sem Fronteiras poderá mandar 12 mil alunos ao Canadá

O governo do Canadá anunciou que o país receberá 12 mil estudantes brasileiros pelo programa Ciência sem Fronteiras. O país também oferecerá aos estudantes estágios no setor privado, experiência prática em laboratórios e ensino de língua.

O anúncio foi feito ontem (24) pelo governador-geral do Canadá, David Johnston, durante reunião com a presidente Dilma Rousseff. "A intenção é que os estudantes não só aprendam a teoria, mas coloquem a mão na massa", disse Johnston.

Johnston desembarcou no Brasil com quase um terço dos reitores de universidades do Canadá, a maior delegação desse tipo já organizada pelo país, com o objetivo de vender as instituições do Canadá como algumas das melhores do mundo. O governador-geral do Canadá elogiou o Ciência sem Fronteiras e disse que está especialmente empolgado com as conquistas brasileiras na área social.

A presidenta Dilma agradeceu a iniciativa canadense e afirmou que nada pode aproximar mais os dois países do que as relações no campo da educação, ciência e tecnologia e inovação. "Sem dúvidas a qualidade das instituições acadêmicas do Canadá e as relações com as entidades acadêmicas e os estágios empresariais vão fazer diferença para os estudantes brasileiros no Ciência sem Fronteiras", disse.

Segundo Johnston, as universidades do país podem ser atraentes principalmente em áreas em áreas de interesse comum entre os dois países, como a mineração, ciência aeroespacial, agricultura, oceanografia e a ciências ligadas ao petróleo. "O caso do pré-sal é um exemplo em que há necessidades importantes. O Canadá fez trabalhos importantes em exploração em alto-mar", disse ele.

O governador-geral afirmou também que não vislumbra a possibilidade de universidades canadenses abrirem filiais no Brasil. "Eu vejo a internacionalização em parcerias, escolhendo áreas e consórcios de interesse em comum, envolvendo laboratórios de importantes universidades, ministérios, agências, companhias privadas."

(Com informações do Valor Econômico e Agência Brasil)

Data: 25/04/2012