Programas de cooperação entre França e países da América do Sul têm inscrições abertas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira, 23, os editais para seleção de projetos conjuntos de pesquisa para os programas Capes/MATH-AmSud e Capes/STIC-AmSud. Os programas são iniciativas da cooperação francesa com Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai e têm como objetivo fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa, no domínio da matemática (MATH) e das ciências e tecnologias da informação e da comunicação (STIC), entre sul-americanos e franceses.

Cada projeto deverá planejar suas atividades considerando a duração máxima de dois anos. A seleção acontecerá em quatro fases, todas de caráter eliminatório, sendo elas análise documental, análise de mérito, avaliação pelo comitê científico e avaliação pelo comitê de direção.

A divulgação dos resultados está prevista para novembro deste ano. Poderão ser aprovados até dez projetos de cada edital, que terão início em 2013.

Benefícios

O financiamento compreenderá a realização de missões de pesquisa (missões de trabalho e missões de estudos) entre os grupos participantes, incluindo a realização de oficinas e/ou escolas intensivas (cursos de curta duração) que permitam a participação de professores e estudantes.

MATH-AmSud

A proposta deve ser apresentada pelo coordenador brasileiro à Capes, pelo coordenador internacional à secretaria do MATH-AmSud e pelos demais coordenadores às suas respectivas agências.

O coordenador internacional deverá encaminhar eletronicamente o projeto em inglês, anexando os currículos dos responsáveis em cada uma das instituições, à secretaria do programa MATH-AmSud pelo email mathamsud@conicyt.cl, até dia 15 de maio, às 24hs do Chile. O coordenador brasileiro deverá encaminhar eletronicamente o projeto em português, anexando a documentação complementar relacionada no edital, à Capes, pelo email mathamsud@capes.gov.br, até dia 15 de maio, às 24hs de Brasília/DF.

Mais informações pelo e-mail mathamsud@capes.gov.br.

STIC-AmSud

Da mesma forma, a proposta deve ser apresentada pelo coordenador brasileiro à Capes, pelo coordenador internacional à secretaria do STIC-AmSud e pelos demais coordenadores às suas respectivas agências.

O coordenador internacional deverá encaminhar eletronicamente o projeto em inglês, anexando os currículos dos responsáveis em cada uma das instituições, à secretaria do programa STIC-AmSud pelo email sticamsud@conicyt.cl, até dia 15 de maio de 2012, às 24hs do Chile. O coordenador brasileiro deverá encaminhar eletronicamente o projeto em português, anexando a documentação complementar relacionada no edital, à Capes, pelo email sticamsud@capes.gov.br, até dia 15 de maio, às 24hs de Brasília/DF.

Mais informações pelo e-mail sticamsud@capes.gov.br.

(Capes)

Data: 24/04/2012