topo_cabecalho
Dia Nacional da Caatinga será comemorado pela UFCG

Programação no campus de Sumé celebrará a data, na próxima quarta-feira

 

O Laboratório de Ecologia e Botânica do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sumé, realiza na próxima quarta, dia 25, a I ExpoCaatinga, evento alusivo ao Dia Nacional da Caatinga.

 

O evento, que acontecerá a partir das 8 horas, no Núcleo de Extensão Cultural, contará com exposições, mostras temáticas, exibição de filmes e documentários, apresentações artísticas (música, dança e teatro) e a realização da feira agroecológica.

 

A I ExpoCaatinga terá como elemento motor de suas atividades o tema Caatinga: berço de Vida, Modelo de Resistência. O objetivo do evento é promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais. Serão apresentadas várias salas temáticas com vivências que ressaltam as potencialidades do Bioma Caatinga e associado a isto ocorrerá a premiação do Concurso de Redação e de Desenho da Bandeira da Caatinga. 

 

O evento tem organização do Laboratório de Ecologia e Botânica do CDSA/UFCG e conta com o apoio de parcerias, atores e instituições relevantes no espaço local e regional.

 

A Caatinga - Considerado como um Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga vem sendo reconhecida pelo sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente na riqueza cultural dos atores sociais da região. “Neste ambiente ocorre o milagre da vida, que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que sabiamente adormece nos longos períodos de estiagem”, destaca a coordenadora do LAEB, professora Alecksandra Vieira de Lacerda.

 

“Por seu aspecto sofrido na maior parte do ano, é percebida por algumas pessoas como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a vê, além da aparência, é um lugar mágico e encantador, onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis”.

 

“Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto ‘Caatingueiros’ que se orgulham de um patrimônio que não é apenas seu, mas também de toda a humanidade”, disse a professora.

 

Veja a programação:

 

Manhã

 

8h – Abertura e Execução do Hino da Caatinga – Asa Branca

 

8h30 – Grupo de Dança Projeto de Olho no Futuro

 

9h – Grupo Teatral Téspis da EAS-Pequeno Mostruário do Dr. Raiz

 

9h30 – Visita às Salas Temáticas - Ciência, Culinária, Cultura e História, Artesanato e Experiências Exitosas.

 

9h30 – Feira Agroecológica

 

9h30 – Exposição de banners

 

10h – Exibição de Filmes e documentários

 

12h – Intervalo para almoço

 

Tarde

 

14h – Visita as Salas Temáticas e Exposição de Banners

 

15h – Exibição de Filmes e Documentários

 

16h – Momento Musical

 

17h – Poesias

 

17h30 - Resultado e Premiação do Concurso de Redação e Bandeira da Caatinga

 

Noite

 

19h30 – Momento cultural 

 

(Rosenato Barreto – Ascom/ CDSA - 20.04.2012)


Data: 20/04/2012