Dia Nacional da Caatinga será comemorado pela UFCG

Programação no campus de Sumé celebrará a data, na próxima quarta-feira

O Laboratório de Ecologia e Botânica do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sumé, realiza na próxima quarta, dia 25, a I ExpoCaatinga, evento alusivo ao Dia Nacional da Caatinga.

O evento, que acontecerá a partir das 8 horas, no Núcleo de Extensão Cultural, contará com exposições, mostras temáticas, exibição de filmes e documentários, apresentações artísticas (música, dança e teatro) e a realização da feira agroecológica.

A I ExpoCaatinga terá como elemento motor de suas atividades o tema Caatinga: berço de Vida, Modelo de Resistência. O objetivo do evento é promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais. Serão apresentadas várias salas temáticas com vivências que ressaltam as potencialidades do Bioma Caatinga e associado a isto ocorrerá a premiação do Concurso de Redação e de Desenho da Bandeira da Caatinga.

O evento tem organização do Laboratório de Ecologia e Botânica do CDSA/UFCG e conta com o apoio de parcerias, atores e instituições relevantes no espaço local e regional.

A Caatinga - Considerado como um Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga vem sendo reconhecida pelo sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente na riqueza cultural dos atores sociais da região. “Neste ambiente ocorre o milagre da vida, que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que sabiamente adormece nos longos períodos de estiagem”, destaca a coordenadora do LAEB, professora Alecksandra Vieira de Lacerda.

“Por seu aspecto sofrido na maior parte do ano, é percebida por algumas pessoas como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a vê, além da aparência, é um lugar mágico e encantador, onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis”.

“Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto ‘Caatingueiros’ que se orgulham de um patrimônio que não é apenas seu, mas também de toda a humanidade”, disse a professora.

Veja a programação:

Manhã

8h – Abertura e Execução do Hino da Caatinga – Asa Branca

8h30 – Grupo de Dança Projeto de Olho no Futuro

9h – Grupo Teatral Téspis da EAS-Pequeno Mostruário do Dr. Raiz

9h30 – Visita às Salas Temáticas - Ciência, Culinária, Cultura e História, Artesanato e Experiências Exitosas.

9h30 – Feira Agroecológica

9h30 – Exposição de banners

10h – Exibição de Filmes e documentários

12h – Intervalo para almoço