Duas bolsas de estudo para pesquisa e desenvolvimento profissional nos Estados Unidos

Confira duas dicas de bolsa de estudos para os interessados em realizar projetos de pesquisa e extensão profissional nos Estados Unidos.

A Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, reuniu 2 bolsas de estudo para estudar nos Estados Unidos. Entre as oportunidades encontram-se bolsas de pesquisa e extensão profissional. Confira:

1) Bolsa para rede de pesquisa aplicada Fullbright – NEXUS

O programa Rede de Pesquisa Aplicada Fulbright –NEXUS acontecerá entre os meses de novembro de 2012 e outubro de 2013. O programa tem como objetivo incentivar a formação de redes de professores, profissionais e pesquisadores nas Américas e no Caribe, para a colaboração e promoção de parcerias que apresentem potencial de real impacto regional de longo prazo.

O candidato selecionado participará de três reuniões: no Canadá, em novembro de 2012; na Colômbia, em abril de 2013; e nos EUA, em setembro de 2013. Além disso, deverá participar de uma visita de pesquisa aos EUA, com três meses de duração.

O programa é dividido em três áreas temáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Energia Sustentável. Nesta edição deve ser enfatizado o tema estratégias de adaptação às mudanças climáticas e políticas públicas de empreendimento voltadas para pesquisas de estratégia para lidar com a variabilidade climática.

Para se candidatar os interessados devem ser acadêmicos em início ou meio de carreira, pesquisadores ou profissionais com experiência de pesquisa no setor público, privado ou terceiro setor, além de proficiência no inglês. Candidatos com doutorado terão preferência. Aqueles que possuírem apenas mestrado deverão ter experiência de pelo menos cinco anos em pesquisa.

O candidato selecionado terá uma ajuda de custo de US$30.000, além do seguro saúde, despesas de alimentação e hospedagem durante as três reuniões.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril. É possível se candidatar por meio da página de bolsas no site dos programas de bolsas da Comissão. Mais informações estão disponíveis no site da Comissão Fullbright.

2) Bolsa H.H Humphrey para aperfeiçoamento profissional

O Programa Hubert H. Humphrey pretende atingir profissionais brasileiros do setor público e do terceiro setor (ONGs) que estejam em meio de carreira. A preferência é por empreendedores sociais com comprovado potencial de liderança e que atuem nas áreas de desenvolvimento e economia agrícola, direito (com foco em direitos humanos), drogas (educação, prevenção e tratamento), manejo de recursos naturais e meio ambiente, planejamento urbano e regional (com foco em habitação popular), políticas e administração de saúde pública, política e administração de tecnologia (com foco em inovação), políticas e planejamento educacional (democratização, acesso e equidade do ensino superior) e tráfico de pessoas (políticas de prevenção).

Para se candidatar é necessário ter nacionalidade brasileira, não ter nacionalidade norte-americana, ser graduado em curso com duração superior a quatro anos, ser fluente em inglês e ter, no mínimo, cinco anos de experiência profissional até agosto de 2013, após a conclusão do bacharelado.

Candidatos provenientes de setores sub-representados, por razões socioeconômicas, em programas internacionais de aprimoramento educacional e profissional serão priorizados. Além deles, terão prioridade também candidatos talentosos, com capacidade de liderança, que possuam vinculação profissional com setor público ou terceiro setor, com experiência de trabalho relacionada ao desenvolvimento de grupos sociais e que não tenha experiência educacional ou profissional no exterior.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal que pode variar entre US$1.700 e US$ 2.500, de acordo com a localidade; auxílio-instalação de US$ 800 – pago em uma parcela única; subsídio para compra de computador de US$500; auxílio para livros de US$750 – também pago em parcela única; auxílio para desenvolvimento profissional de US$1.700 a US$2.500 de acordo com a localidade; auxílio para viagem internacional de ida ao EUA de US$ 200; auxílio para viagem de retorno ao Brasil de US$ 400; além de passagens de ida e volta; seguro saúde; anuidade e taxas escolares.

As inscrições vão até o dia 22 de junho de 2012. Mais informações estão disponíveis no site da Comissão Fulbright.

(Universia)

Data: 18/04/2012