UFCG divulga Cartilha Cidadã na região do Cariri

O trabalho de conscientização é realizado pelo Observatório de Políticas Públicas do Semiárido

O Observatório de Políticas Públicas do Semiárido (OPPS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vem trabalhando os valores e exercício da cidadania em escolas dos municípios de Sumé, Santa Luzia do Cariri e Serra Branca, localizados no Cariri paraibano, com a divulgação da Cartilha Cidadã que orienta a sociedade na conquista de uma gestão pública correta e eficiente, permitindo o seu acompanhamento e fiscalização.

Nessa primeira etapa, as cartilhas estão sendo distribuídas aos alunos do ensino médio e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas e privadas. Além do coordenador, professor Irivaldo Oliveira, participam desse trabalho bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) apoiados por professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé, sede do observatório.

Juntamente com a cartilha está sendo divulgado o serviço “Disque 100”, da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos do Cariri, importante instrumento de denúncia de violência em nosso país. “Para se ter uma ideia, são recebidas certa de 75 mil ligações por dia de toda parte do Brasil que passam por uma triagem e são encaminhadas às autoridades competentes nos estados”, destacou o coordenador.

Segundo a bolsista Ana Paula, o trabalho de informação aos jovens acerca da moralidade, publicidade e legalidade da gestão pública é promissor. “Estamos auxiliando a formar uma nova sociedade, baseada em princípios sólidos e mais participativa”, ressaltou.

Observatório de Políticas Públicas do Semiárido

OPPS é um programa permanente do CDSA que visa reunir recursos humanos com a finalidade de pensar, formular, avaliar e acompanhar a implementação de políticas públicas no semiárido, buscando ser um ator relevante no cenário local, regional e nacional. Além disso, busca capacitar alunos e docentes na teoria e prática das políticas públicas; dotar os membros do programa de ferramentas para a elaboração de projetos de políticas públicas e apoiar iniciativas relacionadas com o objeto do OPPS no âmbito da UFCG e de outras entidades. Inaugurada no último dia 30 de março, a sua sede fica vizinho à sala de informática do CDSA, na Praça da Cidadania.

No OPPS funcionam o Programa de Educação Tutorial do CDSA, o Centro de Referência em Direitos Humanos, o Programa de Apoio à Extensão Universitária, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica – PIVIC e o Programa Jovens Talentos – Gestão Pública, desenvolvidos através de parceria com o Núcleo de Pesquisa em Gestão Pública, Política e Cidadania, a Prefeitura do Município de Sumé, a Secretaria de Ação Social, o Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Ensino Superior (SESU), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, Comissão de Direitos Humanos da UFCG, Escola Bilíngue de Sumé, Núcleo de Extensão Cultural (NEXT) do CDSA e o Poder Judiciário.

(Rosenato Barreto – Ascom CDSA - 17.04.2012)

Data: 17/04/2012