topo_cabecalho
Pesquisadora da UFCG desenvolve leite extraído do amendoim

Novo produto pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares

 

Durante três anos, a pesquisadora Niédja Marizze Alves, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), trabalhou no desenvolvimento de uma bebida rica em proteína vegetal, sais minerais, vitaminas, carboidratos e gordura.

 

O resultado do trabalho foi o leite de amendoim. Um extrato aquoso, que além de todos os nutrientes apresentados, é capaz ainda de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. “Na pesquisa podemos observar que o extrato obtido do amendoim pode ajudar no equilíbrio do metabolismo, graças à presença de componentes bioativos. Outra vantagem do produto é que o amendoim é um alimento bastante cultivado na agricultura familiar da Paraíba. Portanto, de baixo custo”, ressaltou.

 

Resultado da pesquisa de doutorado  Desenvolvimento de equipamentos e técnicas para determinação de aflatoxina e produção de extrato hidrossolúvel de amendoim, orientada pelo professor da UFCG, Francisco de Assis Cardoso Almeida, o produto obteve um elevado grau de satisfação entre os consumidores. “Numa escala de 5 a 9, atingimos a excelente média 7”, comemora a pesquisadora.

 

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG - 16.04.2012)


Data: 16/04/2012