Museu da UFCG terá dioramas sobre animais em extinção e lendas da região

Instituição ficará fechada para reforma e ampliação até o final do ano

O Museu Interativo do Semiárido (Misa), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estará fechado neste ano de 2012 para reformas e ampliação das instalações. Dentre as novidades anunciadas, está a montagem de três dioramas, que retratarão as lendas e os animais ameaçados de extinção no bioma da Caatinga.

Os dioramas terão recursos interativos e inovadores que mostrarão de maneira realista algumas lendas do semiárido. A instalação dos novos equipamentos é fruto do Projeto Lendas e(m) Extinção: A Fauna do Semiárido, aprovado pelo edital BNB Cultura. Com essa ampliação, a Paraíba vai ganhar um dos museus interativos mais modernos e dinâmicos da região.

O projeto prevê ainda a construção do II Salão de Exposição do Museu Interativo do Semiárido, uma área para a exposição de equipamentos tradicionais da indústria regional (máquinas e equipamentos agrícolas), a casa de farinha e o alambique, e um espaço para exposição de mobiliários antigos reproduzindo um casarão do semiárido, uma biblioteca e videoteca com um rico acervo sobre a região semiárida.

Devido à reforma, o Misa ficará impossibilitado de receber visitações de escolas e do público em geral. O objetivo é retornar após a ampliação com um projeto mais amplo e moderno. “O Misa agradece pela compreensão, com a certeza que a partir de 2013 voltará a receber visitas com capacidade para receber maior quantidade de alunos, quando poderá oferecer uma programação bastante rica e diferenciada em cada uma das visitas”, esclarece o coordenador, Vicente Albuquerque.

(Asscom PEASA/MISA/UFCG)

Data: 13/04/2012