Professora da UFCG integra centro de pesquisa em História na Europa

Juciene Apolinário é a terceira pesquisadora brasileira a receber o título de Investigadora Correspondente do Centro de História de Além-Mar

A professora Juciene Ricarte Apolinário, do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal e Campina Grande (UFCG), recebeu o título de Investigadora Correspondente do Centro de História de Além-Mar (CHAM), um dos mais conceituados centros de pesquisa em História da Europa. Ela é a terceira pesquisadora brasileira a receber o título.

O CHAM é uma unidade interuniversitária da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, em Portugal, que desenvolve investigação relacionada à História da Expansão Portuguesa, bem como a presença portuguesa no mundo.

“Estou muito feliz e espero poder corresponder com produção científica de qualidade e responsabilidade, para permitir que, a curto prazo, consigamos espaços de pós-graduação para os nossos alunos e professores do curso de História da UFCG”, comenta.

Ela atribui sua admissão ao trabalho desenvolvido como pesquisadora do Projeto Resgate Barão do Rio Branco, do Ministério da Cultura, projeto histórico-documental realizado com pesquisadores portugueses no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, catalogando milhares de documentos relativos à América Portuguesa. Ao término dos trabalhos, trouxe para o Brasil mais de 360 rolos de microfilmes e coleções em CD-Rom.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 03/04/2012