UFCG participa de atividades para revitalização do Riacho das Piabas

Reunião acontece nesta quinta, dia 29, no Grupo Escolar Professora Luzia Dantas, no bairro do Alto Branco.

Acontecerá nesta quinta, dia 29, em Campina Grande, a segunda reunião de articulação para revitalização do Riacho das Piabas. O encontro, que vai reunir instituições, entidades e pessoas, será realizado a partir das 9h30min no Grupo Escolar Professora Luzia Dantas, no bairro do Alto Branco.

Irão participar da reunião membros do Projeto Universidade Cidadã, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Paróquia São Francisco, do Colégio Panorâmico, do Ministério Público, do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (BIMTZ), da comunidade da Floresta urbana do Louzeiro, da ONG Jovem Ambientalista, da Embrapa Algodão e o Frei Dagoberto Stucker.

Na pauta da reunião, estão temas como abertura para acolhimento dos parceiros, balanço das articulações de 2011, ações para o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, e propostas para ações neste ano de 2012.

O riacho

O Riacho das Piabas está localizado na parte Norte de Campina Grande, tendo suas nascentes localizadas próximas às divisas com o município de Lagoa Seca. Após cruzar propriedades rurais, tem continuidade no canal que corta o bairro da Rosa Mística e segue separando o Centro da cidade dos bairros do Alto Branco, Santo Antonio e José Pinheiro, para finalmente desaguar no Açude Velho.

Fonte de água e alimento para os primeiros habitantes de Campina Grande, o Riacho das Piabas transformou-se, ao longo do tempo, em um imenso esgoto a céu aberto, vítima dos problemas ambientais causados pelo crescimento urbano e industrial. Atualmente canalizado, é para seu leito que escoam os resíduos poluentes de residências e estabelecimentos da região central da cidade.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 27.03.12)

Data: 27/03/2012