Guia rápido para professores usarem o Pinterest

Saiba como incluir seus alunos na nova rede social do momento mantendo os propósitos acadêmicos e deixando-os mais interessados nas aulas

A cada dia, a internet lança uma moda diferente. São mais e mais redes sociais aparecendo por minuto e a que está conquistando a atenção das pessoas atualmente é o Pinterest, onde você pode montar murais com seus assuntos preferidos e adicionar fotos inspiradoras a eles.

ara os jovens, familiarizar-se com essas redes parece extremamente fácil, enquanto para os professores, essa interação com as novas tecnologias e redes sociais pode ser um pouco mais complicada.

Mas se para os jovens as novas redes sociais interessam tanto e para os professores é complicado lidar com elas, como incluí-las na rotina das aulas e fazer com que os alunos se interessem mais pelo conteúdo? Confira 5 dicas para usar o Pinterest, a nova rede social do momento:

1. Consiga um convite e crie um grupo

Como o Pinterest é uma rede social para convidados, o primeiro passo é conseguir o convite. Você pode ter acesso a ele por meio de algum conhecido que já tenha uma conta ou pode se registrar pelo www.pinterest.com para conseguir o seu. Para criar um grupo entre você e seus alunos, você também precisará de uma conta no Twitter ou no Facebook. Crie uma conta exclusiva para o grupo e use um e-mail ao qual todos tenham acesso.

2. Edite o perfil

Depois de criar a conta que será usada por você e seus alunos, vocês precisarão editar o perfil. Escolha, em conjunto com os estudantes, um nome para o grupo, uma foto para o perfil de vocês e façam uma pequena discrição do grupo e seus objetivos no site.

3. Organize seus murais

Com a rede social você e seus alunos podem organizar uma série de murais, divididos por categorias. Sente-se com eles e defina o que vocês buscam no Pinterest. Faça uma lista de cada assunto e uma discrição das fotos que se enquadram neste tema.

4. Demonstração

Antes de permitir que seus alunos comecem a usar a conta, faça uma demonstração em classe de como se usa a rede social. Mostre todos os detalhes, como o grupo deve ser usado e que tipo de imagem se enquadra ou não no propósito de vocês.

5. Estabeleça metas

Combine com os seus alunos quais as metas para o perfil de vocês. Cada um ficará responsável por uma categoria? Ou os alunos devem adicionar, no mínimo, uma foto em cada um dos murais? Haverá um número mínimo de pins diários? Estabelecendo os propósitos com os seus alunos ficará mais fácil avaliá-los

(Universia)

Data: 23/03/2012