Bolsistas do CsF têm oportunidade de estagiar na Nasa

Um grupo de sete estudantes selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na modalidade graduação sanduíche para os Estados Unidos da América (EUA) realizará seus estágios de verão na Agência Espacial Americana (NASA). Os bolsistas seguirão para o NASA Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, após o período letivo na universidade Católica da América (UCA), em Washington.

"Estou ansioso para ir para Nasa Goddard", disse o estudante de engenharia, Fernando R. Jaeger. "Será uma experiência que nós não teríamos no Brasil. Quero saber como os cientistas lidam com as pesquisas e analisar, por meio seus métodos, o alcance ou não dos resultados. É bom saber que estaremos trabalhando e aprendendo muito", completou Fernando. Para o estudante, sua experiência promoverá mudanças para o Brasil. "Estamos em contato com o que há de melhor e usaremos isso para transformar o Brasil em um país tecnológico", disse.

Também estudante de engenharia, Pedro Doria Nehme, elogia a oportunidade. "Estudar com o pessoal da NASA é uma oportunidade espetacular para a gente. Estamos abertos a novas idéias e, com certeza, não voltaremos ao Brasil como chegamos aqui", afirmou o bolsista.

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

(Capes)

Data: 23/03/2012