topo_cabecalho
Assessoria Internacional da UFCG orienta alunos interessados em participar do Ciência sem Fronteiras

Encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira no Centro de Extensão

 

Na manhã desta sexta-feira, dia 23, o assessor Internacional da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Michel Fossy, esteve reunido com estudantes interessados em participar da 3ª chamada do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal.O encontro aconteceu no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

 

Fossy explicou os procedimentos para a inscrição e os critérios de seleção adotados pela instituição. A candidatura pré-selecionada será analisado pelo comitê do CsF e avaliado pelo comitê das universidades do país de destino. “Os interessados deverão apreciar os editais específicos a cada país, disponíveis no site do CsF, com vista aos exames de proficiência exigidos e inscrição preliminar on line”, observou.

 

A 3ª chamada do Programa Ciência sem Fronteiras ofertará bolsas para estágio em universidades da Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. A documentação necessária e os procedimentos para inscrição encontram-se no Edital 01/2012 PROPEX-SAI-CsF

 

Maiores informações na página http://sai.ufcg.edu.br/

 

Ciência sem Fronteiras

 

O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

 

O CsF prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 23/03/2012