topo_cabecalho
Últimos dias para inscrição no Pró-Estratégia

Lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República com o objetivo de oferecer bolsas de estudos para a formação de pesquisadores na área de defesa, o edital Pró-Estratégia está em fase final de inscrição. O prazo para a entrega dos projetos vai até o dia 30 de março de 2012.

 

Podem participar do Pró-Estratégia empresas públicas e privadas, instituições militares de ensino e pesquisa, centros de estudos estratégicos, institutos de pesquisa e empresas públicas, desde que atendidos os requisitos constantes do edital.

 

Serão selecionados e apoiados até 25 projetos com duração máxima de 48 meses para o exercício orçamentário e 52 meses para a execução das atividades do projeto. O valor do financiamento será de até R$ 150 mil por ano, totalizando o máximo de R$ 600 mil por projeto.

 

São financiáveis itens como bolsas no país, com prazo de implementação e duração vinculadas ao de vigência do projeto, nas modalidades mestrado, doutorado, mestrado sanduíche e doutorado sanduíche; passagens aéreas; diárias para missões de pesquisa e docência; despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto; e bolsa de estágio pós-doutoral de docentes/pesquisadores doutores integrantes das equipes, em programas de pós-graduação com conceito igual ou superior a 5, de qualquer IES do país ou de instituições vinculadas ao projeto.

 

A seleção será realizada por uma comissão julgadora formada por consultores independentes, especializados em áreas afins. Os resultados deverão ser divulgados a partir do dia 15 de maio.

 

Áreas Temáticas


São considerados basicamente três conjuntos de áreas estratégicas: as que dizem respeito à gestão estratégica de políticas públicas nas áreas relativas à defesa, ao desenvolvimento e a outros temas estratégicos de interesse nacional, englobando o pensamento prospectivo, a pré-avaliação e avaliação de políticas públicas, as estruturas institucionais conducentes à produção de resultados no longo prazo, o aperfeiçoamento das relações entre o Estado e organizações do setor privado e da sociedade civil; as que guardam relação direta com os setores priorizados pela estratégia nacional de defesa, a saber, o espacial, o cibernético e o nuclear, os quais transcendem a divisão entre desenvolvimento e defesa e ampliam as sinergias entre as esferas civil e militar; e as abrangidas pelos eixos tecnológicos

 

estabelecidos no anexo III do edital, entre as quais se enfatizarão aquelas capazes de, simultaneamente, ampliar as condições de segurança e aperfeiçoar o desenvolvimento nacional, produzindo externalidades positivas para a indústria civil e/ou para o crescimento socioeconômico.

 

Além de promover o financiamento de pesquisas e estimular formação de mestres e doutores em temas relativos à defesa e ao desenvolvimento nacionais, o Pró-Estratégia visa ampliar a produção científica no setor de defesa, o que irá contribuir para a formulação de políticas públicas nessas áreas.

 

(Capes)


Data: 21/03/2012