Novo edital do Pibid recebe propostas até maio

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta terça-feira, 20, o Edital nº 11/2012, referente ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). Serão selecionados projetos formulados por instituições de ensino superior (IES) com o objetivo de fomentar a formação inicial de profissionais do magistério, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e aos princípios da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Poderão apresentar novas propostas IES públicas, filantrópicas, confessionais ou comunitárias que não participam do Pibid e que possuam cursos de licenciatura legalmente constituídos e tenham sua sede e administração no país e instituições participantes do Pibid com projetos aprovados pelos editais Capes Nº 02/2009, 18/2010 e 01/2011. As propostas devem ser submetidas até 4 de maio, em formato eletrônico, por meio do SICAPES, disponível no link http://sicapes.capes.gov.br, juntamente com os documentos descritos no edital.

Itens financiáveis

A Capes concederá bolsas nas modalidades iniciação à docência (para estudantes de licenciatura, no valor de R$ 400 mensais), supervisão (para professores de escola pública que orientem no mínimo 5 e no máximo 10 alunos, no valor de R$ 765 mensais), coordenação de área (para professores da instituição proponente, no valor de R$ 1,4 mil mensais), coordenação de área de gestão de processos educacionais (para professor da instituição proponente, no valor de R$ 1,4 mil mensais) e coordenação institucional (para professor da instituição proponente, no valor de R$ 1,5 mil mensais). O projeto institucional receberá recursos de custeio no valor máximo de R$ 30 mil por subprojeto, por ano.

O resultado está previsto para ser divulgado em junho deste ano. Os novos projetos e subprojetos deverão ter suas atividades iniciadas até o dia 14 de agosto. O prazo de execução dos projetos aprovados é de até um ano, com vigência final para 31 de julho de 2013. O projeto poderá ser prorrogado uma única vez por até 12 meses, a critério da Capes.

Mais informações pelo e-mail editalpibid@capes.gov.br ou pelo telefone (61) 2022-6563.

Prorrogação

No Diário Oficial da União desta segunda-feira, 19, foi publicada portaria que prorroga até o dia 31 de julho de 2013 a continuidade dos projetos do Pibid, selecionados pelos editais Capes/DEB nº 02/2009 e nº 018/2010. Para a prorrogação é necessária solicitação formal à Capes, acompanhada dos respectivos planos de trabalho. A prorrogação não implica aumento nos quantitativos de bolsas concedidas nos projetos em andamento. Acesse aPortaria nº 21 de 12 de março de 2012.

(Capes)

Data: 21/03/2012