UFCG participa de pesquisa nacional sobre a situação da Educação Infantil no Campo

Instituição foi escolhida para coordenar o estudo na região Nordeste

Caracterizar a situação educacional de crianças de 0 a 6 anos em todo o País. Este é um projeto do Ministério da Educação (MEC) em cooperação técnica com a Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS), que vem sendo desenvolvido desde agosto do ano passado e conta com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como núcleo na região Nordeste. Ao todo, 90 pesquisadores em todo o País estão envolvidos na pesquisa.

“Até julho de 2012, nós faremos uma mapeamento acerca das práticas educativas ofertadas pelo poder público, famílias e comunidades às crianças de 0 a 6 anos de idade, moradoras em áreas rurais. O objetivo é subsidiar a expansão da educação infantil do campo e investigar as necessidades e demandas das famílias de diferentes grupos rurais, no que se refere ao direito da educação pública de seus filhos”, explica a professora Fernanda Leal, que coordena o projeto na Paraíba. Em cada Estado, 35 municípios, selecionados por sorteio, serão pesquisados.

Para realizar o estudo, os pesquisadores produzirão relatório com a análise da produção acadêmica sobre as infâncias no campo, correspondente ao período de 1996 a 2011, relatório com a análise dos dados quantitativos sobre as condições educacionais das crianças de 0 a 6 anos no campo, mapeamento e análise das realidades investigadas nas cinco regiões do país, bem como uma publicação, em forma de livro, reunindo reflexões, indicações para políticas publicas, todas orientadas a partir dos resultados dos estudos realizados. A expectativa é que o livro seja lançado até o final deste ano.

Para a pesquisadora, este estudo se destaca pelo seu ineditismo em relação aos dados de alcance nacional sobre a condição educacional dessa população específica. “Esses dados quando existem são muito esparsos e de profundidade relativa”, explica.

Ainda de acordo com Leal, a escolha da UFCG para participar da pesquisa deve-se a atuação da instituição no campo dos estudos rurais e, mais especificamente, na Educação do Campo, uma vez que a instituição através do Projeto Unicampo, vem atuando há quase uma década em ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação de populações camponesas, sobretudo agricultores familiares e jovens.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG - 07.03.12)

Data: 07/03/2012