UFCG inscreve alunos para intercâmbio nos EUA

Selecionados terão direito a bolsa de estudo, passagens e seguro saúde. Aulas começam em agosto

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) abriu inscrições para seleção de estudantes da instituição interessados em participar do intercâmbio educacional Brasil/Estados Unidos, no âmbito do Programa Capes/Fipse.

As vagas são destinadas a alunos dos cursos de graduação em Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola e Meteorologia e os selecionados estudarão na Texas Tech University (TTU) ou na University of New Mexico (UNM), com direito a bolsa de estudo, passagens e seguro saúde.

São quatro as vagas disponibilizadas, sendo duas para o período do Outono (Fall 2012), com matrícula no dia 1º de abril e início das aulas em agosto, e duas para o período da Primavera (Spring 2013), com matrículas em 1º de outubro de 2012 e início das aulas em Janeiro de 2013.

As inscrições vão até 20 de março e os interessados devem anexar histórico escolar, carta de intenções (motivações para participar do programa) e ficha de dados pessoais. Dentre os critérios de seleção estão o fato do aluno ter proficiência em Inglês, experiência em estágios no exterior ou ter sido bolsista de Iniciação Científica. Alunos ingressantes ou concluintes não podem participar do processo seletivo.

Programa

O programa é fruto de convênio firmado entre a Capes e o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse), do governo dos EUA, e tem como meta a inserção dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional, modernizando os currículos acadêmicos por meio do reconhecimento mútuo de créditos e do intercâmbio de estudantes e professores.

O intercâmbio é resultado da aprovação, pelo Programa Capes/Fipse, do projeto Preservação dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável de Regiões Áridas e Semi-Áridas, elaborado em conjunto pela UFCG e pelas universidades de São Paulo (USP) e Federal de Minas Gerais (UFMG).

As informações necessárias para a inscrição podem ser obtidas na página http://www.hidro.ufcg.edu.br/capesfipse ou pelo fone (83) 2101.1063, com a professora Iana Alexandra.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 07/03/2012