topo_cabecalho
Capes seleciona 235 pesquisadores para realizar pós-doutorado no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga a relação de candidatos selecionados nos programas Estágio Sênior e Estágio Pós-Doutoral para a demanda de maio a agosto de 2012. Foram selecionados 235 pesquisadores que receberão bolsas mensais, seguro saúde e auxílio instalação e deslocamento, para realizar trabalhos de pós-doutorado no exterior.

 

A bolsa de Estágio Sênior é oferecida a doutores brasileiros, com formação obtida há pelo menos oito anos, visando ao intercâmbio científico e ao estabelecimento de parcerias com outros países, direcionado à execução de projeto de pesquisa, sempre inserido no contexto institucional de atuação do candidato. O programa contempla todas as grandes áreas do conhecimento: ciências humanas; ciências sociais aplicadas, letras, lingüística e artes; ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias; ciências exatas, da terra e engenharias.

 

O Programa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior destina-se a realização de estudos avançados que sejam posteriores à obtenção do título de doutor. O programa concede bolsas de estudos para pesquisadores que possuem o título de doutor há menos de 8 anos. O objetivo é atuar como forma opcional para a carreira de docentes e pesquisadores, para complementar a formação com desenvolvimento de projetos conjuntos e em parceria com instituições de excelência no exterior.

 

Confira o resultado do estágio sênior e do estágio pós-doutoral.

 

(Capes)


Data: 06/03/2012