UFCG firmará convênio de cooperação científica com universidade americana

Representante da UW Tacoma foi recebido nesta segunda pelo reitor Thompson Mariz

O reitor da Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, recebeu na manhã desta segunda, dia 5, em seu gabinete, a visita do ex-diretor do Instituto de Tecnologia da Universidade de Washington Tacoma (UW Tacoma), professor Orlando Baiocchi, acompanhado do diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG, professor Wellington Mota, e do presidente do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações, Marcelo Sampaio de Alencar.

A visita teve como objetivo o estabelecimento de convênio de cooperação científica entre a instituição americana e a UFCG, para desenvolvimento de atividades acadêmicas e de pesquisa, além de intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

Inicialmente, o convênio irá contemplar a ida de pesquisadores ligados ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFCG para doutorado sanduíche na UW Tacoma, sob a supervisão dos professores Orlando Baiocchi e Marcelo Alencar.

Alunos de graduação selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras também participarão do intercâmbio entre as universidades. Um projeto de cooperação científica na área de agricultura de precisão, com o uso de redes de sensores sem fio, foi submetido ao CNPq para financiar parte da pesquisa.

UW Tacoma

A UW Tacoma fica localizada na cidade da Tacoma, no estado de Washington, no noroeste dos EUA, na costa do Pacífico, fronteira com o Canadá, e é um dos três campi que compõem a Universidade de Washington: o campus de Seattle, com 150 anos de fundação, e os de Tacoma e Bothell, ambos fundados em 1990. Possui cerca de 3.600 alunos, 85% dos quais fazem graduação e 25% pós-graduação.

(Antonio Marcos - Ascom/UFCG - 05.03.12)

Data: 05/03/2012