10 mandamentos dos estudos em 2012

Traçar metas ajuda a aproveitar melhor as oportunidades e alcançar novos alvos no ambiente escolar

Mesmo escondido, a maioria das pessoas coloca no papel os desejos para o ano. Você fez a listinha de planos para 2012? Sim? Ótimo, as certezas e sonhos estimulam a busca por objetivos na vida. Que tal fazer o planejamento na área dos estudos, também? Para o resultado ser ainda melhor, trate como mandamentos para conquistar um ano excelente.

Criar metas é um baita estímulo para mudança. Também podem ser encaradas como novas oportunidades, principalmente se tiver comprometimento em segui-las. Ao traçar objetivos para este ano, você pode alterar o curso de algo que desagrada.

Mas antes de colocar tudo no papel, lembre-se de traçar planos próximos da realidade atual. "Tomar decisões para ter um ano de estudos bem aproveitado funciona, mas é preciso ter objetivos dentro da realidade, sem grandes expectativas", afirma a professora de Psicologia da Educação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Tania Marques. "Se não conseguir alcançar a meta, o estudante ficará descontente e consequentemente desestimulado a seguir adiante", completa. A dica é ter sonhos, mas como pé no chão.

Confira a seguir os 10 mandamentos dos estudos em 2012:

# 1º mandamento: organizarás a rotina de estudos

Separe um dia para montar um cronograma de estudos. No calendário, programe mês a mês o que é necessário estudar. Não se esqueça de marcar o período de provas, do vestibular, do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e também as férias, momento de descanso do cérebro.

# 2º mandamento: estudarás diariamente

Para a rotina de estudos não ficar pesada, especialmente nas épocas de provas e vestibular, reserve um tempinho para estudar diariamente. Não precisa perder o dia em cima dos livros, mas rever o conteúdo estudado em sala de aula, durante uma hora, já é suficiente. Respeite seu próprio ritmo.

# 3º mandamento: terá bom comportamento

Na sala de aula, tenha um comportamento adequado ao ambiente. Seja educado e respeite as regras da escola para vivenciar um lugar tranquilo e gostoso de passar algumas horas do dia.

# 4º mandamento: respeitarás os colegas

Num ambiente como a escola, com muitos estudantes, divergir sobre um assunto é corriqueiro. A diferença de olhares é saudável, pois alimenta novas possibilidades para um único tema. Por isso, quando as opiniões não trilharem o mesmo caminho, respire e tente entender o colega. Respeite a ideia diferença.

# 5º mandamento: serás organizado

Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, principalmente, precisam ter matérias, leituras e tempo organizados para não meter os pés pelas mãos durante 2012. Não deixe para estudar apenas no segundo semestre do ano, pois ele costuma ser mais corrido e, assim, acaba sobrando pouco espaço para afiar o conteúdo pedido na escola, no vestibular e no Enem.

# 6º mandamento: farás cursos complementares

Aproveite o tempo livre para investir em cursos complementares. Estude algo que dê prazer e agregue experiência no seu universo. Dê início no curso de idioma, em aula de fotografia, mídias digitais, música, natação etc.

# 7º mandamento: serás curioso

A curiosidade move o mundo. Não espere nem aceite respostas prontas. Pesquise assuntos do seu interesse para começar a formar uma bagagem cultural que poderá ser usada mais para frente numa monografia ou num projeto de iniciação científica.

# 8º mandamento: irás procurar novas formas de conhecimento

Internet é um campo vasto, cheio de novas informações a cada momento. Use o tempo em frente à tela do computador para procurar conhecimento nas novas mídias, como Twitter, Facebook e Youtube. Documentários, séries, posts, comentários. Há muitos trabalhos interessantes, basta ter o filtro ligado para não ler qualquer coisa que "pingar" na web.

# 9º mandamento: não se desesperarás

Calma, calma, não criemos pânico. O bordão do herói Chapolin precisa ser lembrado sempre que você achar que não vai dar conta de tantas fórmulas, leituras obrigatórias e datas históricas. Apesar do corre-corre, tudo se encaixe na rotina, principalmente quando for bem organizada. De nada adianta se desesperar, nada se resolve com gritaria ou choro.

# 10º mandamento: descansarás

Você não precisa esperar a férias escolares para descansar. No final de semana, pelo menos um dia deve ser de descanso. Corpo e mente precisam ficar “desligados” para aguentar a carga de estudos. Sem o refresco, a estafa bate e leva embora o ânimo. Além disto, o cérebro fica disperso e absorve menos informações do que o necessário.

(Universia)

Data: 29/02/2012