topo_cabecalho
Índia discute com a Capes parceria no programa Ciência sem Fronteiras

Para delegação indiana, a cooperação entre os países deve ser estreitada na área da educação.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, se reuniu nesta semana, com delegação Indiana, composta de oito membros para discutidas ações que possibilitem a participação indiana no programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

 

Guimarães ressaltou os principais objetivos do CsF, frisando os benefícios que essa parceria pode trazer. "Sabemos o nível das instituições indianas e por isso estamos tentando consolidar essa aproximação que há muito tentamos alcançar", disse o presidente.

 

Por sua vez, o embaixador indiano B.S. Prakash apontou a parceria como forma de complementar a relação entre os países. "É fato que nos últimos anos a Índia e o Brasil têm cooperado em diversas áreas como diplomacia e política, mas nos falta estreitar essa relação na área de educação”, frisou.

A delegação conheceu também a estrutura geral do sistema educacional brasileiro, por meio de palestras dirigidas por representantes da Secretaria de Educação Básica (SEB) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Participaram ainda do encontro o coordenador do grupo de trabalho do CsF na Capes, Geraldo Nunes; a conselheira da Divisão de Temas Educacionais (DCE) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Almerinda Augusta de Freitas; além de representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 29/02/2012