Universidade Espanhola garante participação no CsF

Convênio assinado nesta quarta-feira (22), em Salamanca, na Espanha, pelo diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Manoel Barral Netto, e pelo reitor da Universidade de Salamanca, Daniel Hernández Ruipérez, fortalece a participação espanhola no programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Na segunda-feira (20) o dirigente do CNPq já havia firmado memorando de entendimento com o Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, visando a facilitar a participação de universidades daquele país no programa educacional brasileiro.

De acordo com o acordado, ao CNPq cabe a seleção dos estudantes, professores e pesquisadores que se candidatarem e que preencham os requisitos exigidos pelo CsF, enquanto que o ministério se encarrega de escolher as universidade e instituições que se candidatam a receber brasileiros para cursos prioritários do programa. O governo espanhol se compromete ainda com a isenção de taxas universidade e auxílio na capacitação de idioma, quando necessário.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Formação Profissional e Universidades, da Espanha, Montserrat Gomendio Kindenlan, com este acordo se consegue iniciar de maneira efetiva uma cooperação em matéria de educação, pesquisa e inovação com um país como o Brasil de grande interesse acadêmico, científico e tecnológico para a Espanha.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 23/02/2012