UFCG discute a implantação de projeto esportivo com professores do município de Sumé

Os professores Marcus Bessa de Menezes e Bruno Medeiros Roldão, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, realizaram na última quarta-feira, 15, uma reunião com professores do ensino fundamental do município de Sumé para apresentar as ações e as estratégias de ação da primeira fase do “Projeto Olímpico para o Semiárido Paraibano – Judô” do Núcleo de Didática do Conteúdo Específico (NUDCE) da Unidade Acadêmica de Educação do Campo.

A reunião aconteceu no Núcleo de Extensão Cultural. Na oportunidade também foram discutidas com os professores, questões sobre a seleção e a participação dos estudantes. O projeto é coordenado pelos professores Marcus Bessa de Menezes, Bruno Medeiros Roldão (Coordenador de Esportes e Lazer do CDSA) e Márcio Caniello, diretor do CDSA.

O projeto consiste no desenvolvimento de ações educacionais e esportivas alicerçadas nos valores do Olimpismo. Em sua primeira fase, serão ministradas aulas de reforço para alunos do Ensino Fundamental II tendo como foco as disciplinas de Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, através de alunos monitores do CDSA, e realizada a prática esportiva de Judô.

De acordo do o professor Marcus Bessa, a participação dos estudantes está atrelada ao bom comportamento em sala de aula e ao seu rendimento escolar. “Nossa meta é que todos os estudantes possam participar das aulas de Judô, e para isso, estaremos promovendo as aulas de reforço, cujo objetivo é melhorar o desempenho desses estudantes”.

Como resultado da reunião, ficou acertado um novo encontro com os professores para que seja dado seguimento a próxima etapa do projeto, que acontecerá na próxima semana, após o Carnaval.

Num segundo momento, o Projeto realizará as seguintes ações: aulas de reforço para alunos do Ensino Médio nas disciplinas de Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, realização do curso Pré-Vestibular, construção da sede do Projeto Olímpico, inserção de outros esportes (Atletismo, esportes aquáticos, lutas entre outros).

A Sede do Projeto Olímpico constará de um de Parque de Atletismo, ambiente administrativo, Salas de Lutas (Judô, Taekwondo, Karatê), Sala de Musculação, Academia da Terceira Idade, Sala de Fisioterapia, Laboratório de Avaliação e Performance Humana, Parque Aquático com Piscina Olímpica, Piscina de saltos, Raia de Remo Olímpico e Parque Poliesportivo.

O projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal de Sumé, que já cedeu um espaço existe nas proximidades do Mercado Público para aplicação das atividades iniciais do Projeto.

(Rosenato Barreto - Assessoria de Imprensa CDSA/UFCG)

Data: 17/02/2012