O que fazer quando passar a morar em república de estudantes

Agir naturalmente e estar aberto às novas experiências são comportamentos obrigatórios para se dar bem no novo endereço.

Começam a ser divulgadas as listas com o nome dos aprovados nos vestibulares de importantes instituições de ensino superior do Brasil. O resultado positivo começa a mudar a vida dos novos universitários que deixarão o conforto da casa dos pais para começar uma vida em outra cidade. Em parte das vezes, as repúblicas tornam-se os novos endereços dos calouros. Mas apesar da fama de ser um ambiente descontraído é preciso ir com calma antes de entrar na casa de estudantes.

Para a convivência em grupo começar bem, vá devagar. Não queira ser o que você não é. Afinal, são pelo menos quatro moradores numa casa, algum deles irá notar que você não é aquilo que está vendendo. O novo morador precisa ser apenas original para se enturmar com os veteranos.

Uma maneira é bater um bom papo para conhecer cada um e os antigos moradores identificarem o potencial do novato. “Em se tratando de vida em república, é mais importante o espírito de amizade e companheirismo que existe entre os moradores. Assim, o ingressante deve agir com naturalidade e conhecer ao máximo as pessoas com que pretende morar”, diz o estudante de Engenharia Agronômica da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo) e morador da República Copacabana, a primeira aberta no Brasil, Paulo Lazzarini.

Na república também vale o ditado: dê ouvido aos mais velhos. E neste caso, não estamos falando dos idosos, mas, sim, dos veteranos. "O novo morador deve ser humilde o suficiente para escutar o que os mais velhos têm para dizer - afinal todos já passaram pela mesma experiência", recomenda o estudante de Engenharia Agronômica.

Reconhecimento de território

Não fique com medo do novo ambiente, você terá os mesmos direitos dos antigos moradores e ainda poderá fazer as mesmas coisas que os que continuam instalados. Logo na chegada, no primeiro dia da vida em república, o “bixo” receberá um espaço para guardar suas coisas, uma cama para dormir e terá a casa apresentada para se ambientar.

A responsabilidade vai começar a “pesar nas costas”. Na casa, todos são responsáveis por uma tarefa para que tudo funcione perfeitamente. “O novo morador faz algumas coisas muito simples como colocar a mesa, atender ao telefone e trancar a casa. Da mesma forma, os mais velhos têm de fazer compras, organizar as finanças e pagar as contas”.

Sabendo disto tudo, conheça bem a república que você irá morar para fazer a escolha certa. Esteja aberto às novas experiências e não tenha preconceitos com outras pessoas ou costumes, pois você irá estar próximo de gente do mundo inteiro.

(Universia)

Data: 15/02/2012