Ciência sem Fronteiras estreita cooperação entre Brasil e Alemanha

Objetivando ampliar a alocação de brasileiros em Universidades alemãs no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), nesta segunda-feira (13), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, se reuniu com o presidente de Fundação Alexander von Humboldt (AvH), Helmut Schwarz, e a presidente do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), Margret Wintermantel, para firmar um plano de trabalho que busca estreitar parceria entre ambos os países permitindo assim a inclusão de bolsistas - desde graduação-sanduíche até o pós-doutorado do CNPq - para estudos e pesquisas na Alemanha.

Na reunião foi assinada Carta de Intenções entre o CNPq e a AvH para incrementar o número de bolsas AvH para pós-doutores altamente qualificados e discutido o novo acordo de cooperação entre o CNPq e o Daad, que pretende oferecer mais de três mil bolsas nas modalidades graduação-sanduíche, doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado.

Excelência

No início do ano CNPq, Capes e Daad lançaram em conjunto edital que visa ampliar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidar a cooperação científica entre os dois países. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para a realização de doutorado integral, de duplo doutorado e de doutorado sanduíche na Alemanha. São concedidas bolsas em todas as áreas de conhecimento.

Para concorrer, os candidatos devem apresentar propostas, sob a forma de projeto, e encaminhá-las pela internet, no formulário disponível na Plataforma Carlos Chagas, até as 18h (de Brasília) de 15 de março próximo. O resultado será divulgado até julho, e as bolsas serão implementadas a partir de abril de 2013.

O programa prevê a oferta de cursos de alemão para os selecionados. A duração pode variar, de acordo com o conhecimento do idioma pelo candidato, área da pesquisa na Alemanha, condições e pré-requisitos da universidade anfitriã naquele país. Para bolsistas que necessitem de seis meses de curso, as aulas se iníiciam em outubro; quatro meses, em dezembro; dois meses, em fevereiro de 2013. Os candidatos a doutorado-sanduíche terão direito ao curso de alemão caso a permanência no país seja de no mínimo 10 meses.

Para mais informações acesse o Edital:

(CNPq)

Data: 14/02/2012