Projeto da UFCG de intercâmbio com universidades americanas é renovado pela Capes

O trabalho é realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais

Um projeto de intercâmbio com universidades americanas desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está entre os dez renovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conforme resultado divulgado nesta segunda, dia 13.

O trabalho Produção de alimentos e energia: desenvolvendo um currículo internacional de graduação em

Engenharia, realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, faz parte do programa de cooperação entre Brasil e Estados Unidos, que envolvem a Fundação e o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse)

Além das duas instituições brasileiras, participam ainda as instituições americanas University of Kentucky (KY) e Iowa State University (ISU).

“O foco é fazermos um intercâmbio de estudantes entre os dois países. Desde que começamos o programa já foram duas turmas da UFCG, uma em 2010 e outra em 2011, que retornou agora em janeiro. Com essa renovação, vamos enviar a terceira turma de alunos”, explica o coordenador do projeto na UFCG, o professor José Wallace Barbosa do Nascimento.

Para ele, este intercâmbio só engrandece quem participa. “Os alunos voltam entusiasmados, aperfeiçoam o inglês, convivem com outra cultura, podem avaliar os pontos fortes e fracos de cada instituição, e profissionalmente é uma forma de enriquecer seus currículos. Muito deles já recebem proposta para fazer pós-graduação e voltam às instituições americanas”, diz.

Ainda segundo Nascimento, o edital para seleção de estudantes em 2012 sai na 1ª quinzena de agosto. Em novembro uma equipe das universidades norte-americanas vem ao Brasil para selecionar os estudantes para o projeto. A permanência dos selecionados nas instituições americanas é de seis meses.

Capse/Fipse

O programa tem como objetivo a inserção dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional. O objetivo é modernizar os currículos acadêmicos por meio do reconhecimento mútuo de créditos e do intercâmbio de docentes e de discentes. Os projetos desenvolvidos são resultado de parcerias universitárias bilaterais, compreendendo, no mínimo, duas instituições de ensino brasileiras e duas norte-americanas.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 14.02.12)

Data: 14/02/2012