Ex-aluna da UFCG recebe Prêmio Doutoral Extraordinário da Universidade de Zaragoza

Tese de Mônica Carvalho foi considerada a melhor na área de Engenharia e Arquitetura

A pesquisadora e ex-aluna da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mônica Carvalho, foi agraciada com uma das mais importantes premiações acadêmicas da Europa, o Prêmio Doutoral Extraordinário da Universidade de Zaragoza, na Espanha.

Sua tese, considerada a melhor na área de Engenharia e Arquitetura, teve como objetivo desenvolver procedimentos para análise, síntese e projeto de sistemas baseados em critérios econômicos e ambientais, levantando questões complexas que ainda não foram confrontadas no campo da Engenharia Mecânica e Ambiental.

Mônica formou-se em Engenharia Elétrica pela UFCG em 2003 e atualmente faz pós-doutorado no Mirarco, centro de pesquisa da Laurentian University, em Ontário, no Canadá, onde realiza pesquisas na área de energias renováveis e gerenciamento de carbono.

Tem doutorado com menção honrosa em Engenharia Mecânica, pela Universidade de Zaragoza, onde foi agraciada com uma bolsa do Programa Alban, com estudos sobre climatização, eficiência energética em edificações e impactos ambientais. Fez mestrado em Engenharia Termal pela UFPB, em 2005, e é membro da Sociedade de Software e Modelagem Ambiental Internacional e do Grupo de Energias Renováveis e Gerenciamento de Carbono.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 14.02.12)

Data: 14/02/2012