Capes firma acordo com universidades belgas no âmbito do Ciência sem Fronteira

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, assinou nesta segunda-feira, 13, memorando de entendimento com o Conseil Interuniversitaire de la Communauté Française (CIUF) da Bélgica, conselho formado por seis universidades belgas. O documento estabelece formas de cooperação entre os países a serem desenvolvidas no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras.

O memorando foi assinado também pelo embaixador belga no Brasil, Claude Misson, e pelo diretor de Relações Internacionais da Capes, Márcio de Castro, e prevê como mecanismos para cooperação o intercâmbio de estudantes e pesquisadores; a organização de seminários, workshops, simpósios e eventos em C&T; a troca de informações de políticas e estratégias conjuntas em P&D e o acesso às instalações e recursos.

Ao assinar o acordo, Jorge Guimarães propôs ainda a Claude Misson a inclusão de institutos tecnológicos e de empresas belgas no rol de instituições participantes do acordo. Segundo Guimarães, inclusões semelhantes já foram realizadas com países como Itália e Londres.

Participam do acordo a Université de Liége (ULE), Université Libre de Bruxelles (ULB), Université Catholique de Louvain (UCL), Université de Mons (UMONS), Facultés Universitaires Saint-Louis (FUSL), Facultés Universitaires Notre-Dame de Paix (FUNDP).

Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

(Capes)

Data: 13/02/2012