topo_cabecalho
Divisão de Telecomunicações disponibiliza serviços na página da UFCG

A partir desta sexta-feira, dia 10, a Divisão de Telecomunicações da UFCG está disponibilizando uma série de informações sobre os recursos disponíveis e facilidades oferecidas pelo sistema de telefonia, como os procedimentos para chamadas entre campi, além de uma lista de ramais da instituição e orientações para utilização da telefonia VoIP.

 

O novo serviço pode ser acessado através do link Telefonia, na página da UFCG, e, segundo o chefe da Divisão de Telefonia, Anchieta Dela-Bianca, em breve também será disponibilizada uma aplicação de consulta dos ramais.

 

VoIP

 

A telefonia VoIP (abreviação do termo em inglês Voice over Internet Protocol) foi implantada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e seu funcionamento é semelhante ao do Skype. Permite que usuários de diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras utilizem a comunicação por voz via internet, usando os ramais da instituição ou computadores, sem o custo de ligações telefônicas para os órgãos.

 

“Apenas professores e servidores técnico-administrativos, ativos e com vínculo permanente com a universidade, podem realizar o cadastro e utilizarem o serviço”, destaca Dela-Bianca. O cadastro é feito através do site http://voip.ufcg.edu.br/.

 

Chamadas entre Campina Grande e Cajazeiras

 

Outra novidade anunciada por Dela-Bianca é que, também a partir desta sexta, as ligações entre os campi Campina Grande e Cajazeiras só serão realizadas mediante a discagem do ramal (apenas 4 dígitos). As ligações interurbanas estão proibidas. Qualquer dúvida, deve-se entrar em contato com a telefonista (disque 9) ou com a Divisão de Telefonia, pelo ramal 1242.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 10.02.12)


Data: 10/02/2012