topo_cabecalho
10 dicas para aumentar a satisfação no trabalho

Você está cansado do que faz? Confira as dicas para combater esse sentimento ser mais feliz

 

Não importa o quanto amemos nosso trabalho ou profissão, algumas vezes nos sentimos exaustos. Cada vez mais, a expectativa das empresas tem crescido junto com a competição. O ritmo das mudanças é crescente e implacável. A luta para manter a qualidade de vida e a satisfação no trabalho fica mais difícil a cada ano.

 

Confira a seguir 10 dicas que podem ajudar você a combater o cansaço e aumentar a satisfação no trabalho:

 

1) Faça algo que você ama todos os dias

Nada é melhor para combater a fadiga como fazer algo que amamos todos os dias. Tente descobrir pequenas coisas no seu trabalho que fazem você feliz, e tenha cuidado para que essas atividades estejam em sua rotina todos os dias. Se não encontrar nada, combata esse sentimento fazendo algo fora do expediente, como por exemplo, jogar bola, escrever, ouvir música, tomar sorvete.

 

2) Saia com colegas de trabalho positivos

Pessoas pessimistas, que reclamam sobre tudo ou são negativas não vão contribuir em nada para mudar a situação. Já há motivos suficientes para nos estressar no trabalho, não precisamos de pessoas que nos lembrem deles o tempo todo. Almoçar ou sair para o happy hour com colegas positivos pode ajudá-lo a ter um olhar mais positivo sobre o ambiente de trabalho.

 

3) Almoce alimentos leves e nutritivos

Um estômago pesado piora qualquer situação. Comida em excesso dá a sensação de cansaço e fadiga. Para combater o cansaço traga lanches saudáveis que mantenham sua energia durante todo o expediente.

 

4) Utilize suas melhores habilidades

Poucas coisas nos fazem sentir tão bem quanto realizar completamente uma tarefa ou chegar ao objetivo desejado com aproveitamento total. Combata seu cansaço fazendo algo em que você é realmente bom, o sucesso alcançado nessa tarefa irá estimular mais sucesso.

 

5) Desenvolva uma relação de apoio com seu chefe

A relação que temos com nosso chefe é nossa responsabilidade. A qualidade de sua relação interfere diretamente no seu rendimento, e ninguém está mais interessado nele do que você. Seu chefe também precisa de você, ele não pode cumprir as metas sem seu trabalho. Aprenda a ter uma boa relação com seu superior e desfrute de melhor desempenho.

 

6) Seja a mudança

Você sabe de algo que te cansa ou incomoda no emprego? Faça algo sobre isso. Converse com seu gerente para eliminar as falhas no seu trabalho. Talvez outra pessoa irá gostar dessa tarefa ou atividade. Busque por experiências que enriqueçam suas responsabilidades e aprendizado. Planeje atividades, passeios ou eventos que instiguem a felicidade e a satisfação no ambiente de trabalho.

 

7) Seja responsável por sua satisfação

A meta mais importante é combater o cansaço e criar um bom ambiente de trabalho para você e seus colegas. Se sentir deprimido, tire dois minutinhos para descansar a mente. Se ficar entediado, faça algo que gosta. E se nada disso ajudar, tente fazer uma lista de tudo aquilo que já cumpriu e alcançou na semana. Os resultados podem te surpreender.

 

8) Não adie suas metas e planos

Metas atrasadas, planos adiados e sonhos ignorados não podem ser esquecidos, e sempre haverá a voz da consciência nos lembrando deles. Quanto mais desculpas e pretextos criar para adiá-los, mais alto essa voz irá falar. Combata esse ciclo sendo honesto consigo mesmo e com as pessoas que te cercam e organize suas metas.

 

9) Faça pequenas pausas

Estique as pernas, caminhe até o banheiro, tome um café, respire fundo, faça alguns alongamentos e planeje os próximos passos. Pequenas atitudes como essas podem te ajudar a relaxar mais e ter um dia menos estressante e cansativo.

 

10) Cumpra suas metas

Nada funciona melhor para afastar o sentimento de cansaço do que cumprir seus objetivos. Organize suas metas pessoais e de trabalho de forma que você possa alcançá-las aos poucos, mas completamente. Se todos os dias, alcançar pelo menos uma das partes, logo terá cumprido todo o objetivo. Você merece sentir que cada dia serviu para contribuir de forma geral no seu desempenho.

 

(Universia)


Data: 09/02/2012