UFCG é destaque no Prêmio Brasil de Engenharia

Pesquisadores da instituição ganham primeiro lugar em duas áreas, além de uma menção honrosa.

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) se destacaram no Prêmio Brasil de Engenharia 2011, divulgado no último domingo, dia 15. Duas pesquisas garantiram o primeiro lugar, além de uma menção honrosa.

Na temática Saneamento e Recursos Hídricos, categoria doutorado, o primeiro lugar foi para o professor do campus de Sousa, Allan Sarmento Vieira. O trabalho intitulado Análise quali-quantitativa de dois açudes, em série, no sertão paraibano com o novo modelo de simulação é fruto da pesquisa desenvolvida no curso de Doutorado em Recursos Naturais da UFCG, sob orientação do professor Wilson Fadlo Curi.

“É uma grande honra para um pesquisador do Sertão paraibano ser contemplado com um prêmio desta magnitude, mostrando que aqui se pode produzir excelência em termos de conhecimento científico para a melhoria das condições de vida da nossa região e do nosso povo”, ressalta Vieira.

Já na área de Sustentabilidade Energética, o primeiro lugar na categoria doutorado foi para Iony Patriota, com o trabalho Avaliação de desempenho e riscos em sistemas elétricos de potência, sob orientação do professor Benemar Alencar de Souza.

Ainda na mesma área, na categoria mestrado, Wellinsilvio Costa dos Santos recebeu menção honrosa pelo trabalho Uma revisão de modelos clássicos de faltas de alta impedância para efeito de melhoramento.  A pesquisa também teve a orientação do professor Benemar em parceria com a professora Núbia Silva Dantas Brito.

Os vencedores receberão a premiação das mãos das autoridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e demais entidades envolvidas, em cerimônia oficial que será realizada em Brasília, DF.

O prêmio

O Prêmio Brasil de Engenharia 2011 é uma iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal e do Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento - Brasil, com o apoio oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES - MEC), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA Brasil) e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

Em 2011 o prêmio, cujo objetivo é estimular o pensamento científico e a inovação na produção tecnológica nacional, teve como tema Engenharia para Todos. Foram avaliados pela comissão julgadora, que contou dentre outros membros com o presidente da Capes, centenas de trabalhos nos níveis educacional, social e ambiental.

O resultado encontra-se disponível no site:  http://www.premiobrasil.org.br/resultados.html

(Assessoria de Comunicação/UFCG)

Data: 16/01/2012