Pesquisa da UFCG desenvolve dedo robótico de liga metálica com memória de forma

Dissertação de mestrado será defendida na próxima sexta-feira

Com menos de dois anos de funcionamento, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) terá sua terceira dissertação de mestrado defendida na próxima sexta-feira, dia 23, a partir das 9h, no Bloco BR, campus de Campina Grande. O tema do trabalho parece ter saído de um filme de ficção científica: o desenvolvimento de um dedo robótico acionado por atuador de liga metálica com memória de forma.

“Realmente, as ligas metálicas com memória de forma são uma das mais avançadas tecnologias da atualidade. Elas são capazes de retornar à sua forma original depois de terem sido deformadas, seja por aplicação de calor ou superelasticidade”, explica um dos orientadores, professor Carlos Araújo, que aponta a reabilitação protética de pacientes amputados como uma das principais aplicações do dedo robótico. “Nosso próximo passo será o desenvolvimento de uma mão inteira”, adianta.

O trabalho, de autoria do aluno André Fellipe Cavalcante, foi financiado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estruturas Inteligentes em Engenharia (INCT-EIE) e realizado no Laboratório Multidisciplinar de Materiais e Estruturas Ativas (LaMMEA) da UFCG, no campus de Campina Grande, unidade de pesquisa que tem se destacado no desenvolvimento de estudos científicos importantes na área de materiais inteligentes, a exemplo do trabalho vencedor do Prêmio Petrobras de Tecnologia deste ano, na categoria Mestrado: um parafuso superelástico a ser utilizado em juntas de dutos de extração e transporte de petróleo e gás natural.

“O INCT-EIE é uma rede de pesquisa voltada ao estudo de sistemas estruturais avançados, com aplicações em diversas áreas, como veículos aeroespaciais, terrestres e aquáticos, estruturas de construção civil, equipamentos de saúde, além do setor de petróleo e gás”, explica Araújo, observando que a UFCG é a única instituição do Norte-Nordeste a participar da rede, que também conta com parcerias de várias instituições nacionais (Embraer, UFRJ, ITA, UnB e USP) e internacionais (Virginia Polytechnique and State University - EUA, Carleton University - Canadá, Dynamics Research Group - Reino Unido, e Institut Supérieur de Mécanique de Paris - França).

Mestrado

Criado em 2009, o Mestrado em Engenharia Mecânica da UFCG conta com uma área de concentração, em Sistemas Termomecânicos, e duas linhas de pesquisa: Análise e Projeto de Sistemas Termomecânicos e Fenômenos de Transporte e Energia. Dispõe de cotas de Bolsas de Demanda Social da Capes, destinadas a alunos em regime de tempo integral, e de uma moderna estrutura de ensino, composta por 10 laboratórios, além de um corpo docente formado por 12 professores, todos doutores.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 21.12.11)

Data: 21/12/2011