topo_cabecalho
Doutorado Pleno no Exterior abre inscrições e publica regulamento

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe, até o dia 27 de janeiro de 2012, exclusivamente pela internet, as inscrições para o processo seletivo do programa Doutorado Pleno no Exterior, que, nesta terça-feira, 13, teve seu regulamento publicado no Diário Oficial da União.

 

Entre outros tópicos, o regulamento trata da duração e benefícios das bolsas de estudo, da candidatura e seleção, da implementação da bolsa e das obrigações dos bolsistas, além de conter três apêndices contendo a documentação necessária para inscrição, componentes da concessão de doutorado pleno no exterior e termo de compromisso firmado com a Capes pela outorga de bolsa de doutorado pleno no exterior.

 

As bolsas destinam-se a candidatos de elevado desempenho acadêmico, que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência, com exceção daquelas situadas na Alemanha que são orientadas por edital específico.

 

Benefícios


Os bolsistas selecionados receberão benefícios como mensalidade, adicional para dependente, quando for o caso; auxílio-instalação, quando for o caso; auxílio-deslocamento para aquisição de passagem aérea; e auxílio para aquisição de seguro saúde.

 

A bolsa dos candidatos selecionados deverá ser implementada no segundo semestre de 2012, observado o artigo 4º do regulamento.

 

Acesse a íntegra do regulamento.

 

Doutorado Pleno no Exterior


O programa tem como objetivo oferecer bolsas de doutorado pleno no exterior como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil, de forma a buscar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível.

 

Acesse a página do programa.

 

(Capes)


Data: 14/12/2011