Três tendências de mudanças no currículo escolar

Com as inovações tecnológicas, os currículos escolares sofrerão mudanças, tudo para facilitar o aprendizado

Com as constantes evoluções tecnológicas as instituições de ensino também sofrerão mudanças. A nova escola proposta por estudiosos da área é relacionada à internet e suas funcionalidades. O novo modelo de educação é chamado de K-12, ele une as facilidades da tecnologia com os interesses dos alunos, tudo para auxiliar o aprendizado e melhorar as formas de ensino. Confira a seguir as 3 tendências de mudanças no currículo escolar:

1. Mudanças no currículo escolar: Integração digital

As escolas não estarão acorrentadas aos livros didáticos como sua única fonte de conteúdo. Educadores e estudantes agora procuram por informação confiável e rápida. Sites com conteúdo divertido e informações diversas. Tudo servirá como ferramentas de ensino e fonte de pesquisa.

Seguindo os passos da Wikipedia - e do mundo colaborativo da Web 2.0 – os estudantes assim como as escolas vão se adaptar a nova onda de tecnologia. Isso permitirá que educadores e estudantes tornem-se editores das informações contidas nos sites.

2. Mudanças no currículo escolar: Áreas de Interesse

Com a mudança no currículo escolar, os alunos poderão escolher as matérias que querem aprender. A idéia de educação K-12 é a adaptação da escola aos interesses dos próprios estudantes. Se é através da arte japonesa de mangá, Lady Gaga, ou esporte a idéia é pegar os alunos, onde estão os seus interesses e construir o currículo em torno dele.

3. Mudanças no currículo escolar: Habilidades 2.0

Onze anos no século 21, e a expressão "habilidades do século 21" esta sendo analisada para chegarmos a conclusão: o que precisa ser ensinado nas escolas do futuro? Coisas como a inovação, colaboração, pensamento crítico e comunicação são consideradas tão importantes quanto a história e a matemática, porque são habilidades práticas que podem ser usadas fora dos limites da escola.

Escolas inteiras estão ensinando como criar jogos de vídeo, usando tanto para aumentar o poder do cérebro quanto às habilidades multitarefa, e até para aprender física aplicada. A idéia é que o processo de aprendizagem possa ser colocado em uso no mundo real.

(Universia)

Data: 13/12/2011