topo_cabecalho
Documentário sobre os soldados da borracha será exibido na UFCG nessa quarta

Exibição acontecerá às 15h, no Bloco CP, campus de Campina Grande

 

Nessa quarta-feira, 14, será exibido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), um documentário que mostra a vida de quatro ex-combatentes que nunca pisaram num campo de batalha nem dispararam um único tiro, mas que foram de grande importância para a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Eles foram soldados da borracha.

 

Pouca gente sabe, mas a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial teve basicamente duas frentes. Uma na Itália, para onde seguiu a Força Expedicionária Brasileira (FEB), com um efetivo de 25 mil homens, e outra nos seringais da Amazônia, para onde foram enviados cerca de 50 mil trabalhadores nordestinos.

 

O objetivo era extrair borracha para suprir a indústria bélica norte-americana, que sofria com a escassez do produto devido à ocupação japonesa nas áreas produtivas de borracha no Sudeste Asiático.

 

Foi uma luta sem glória. Enquanto cerca de 400 combatentes brasileiros perderam suas vidas nos campos de batalha na Itália, mais de 25 mil soldados da borracha morreram na selva amazônica, sendo que a grande maioria dos sobreviventes nunca mais retornou à terra natal.

 

Para o diretor Cesar Garcia Lima, o filme "é um compromisso com a causa daqueles brasileiros que, apesar de terem desempenhado um papel estratégico em um importante momento da História, hoje sofrem para sobreviver, ainda lutando pelo reconhecimento e o direito à aposentadoria que boa parte ainda não tem”.

 

O documentário teve estréia mundial no 14º Cine Las Americas International Film Festival, em Austin, Texas, nos Estados Unidos, e foi premiado no EtnoDoc - Edital de apoio a documentários etnográficos sobre patrimônio cultural imaterial.

 

A exibição na UFCG será às 15h, no LICTA - Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Agroambientais, no Bloco CP, campus de Campina Grande.

 

Saiba mais: http://www.soldadosdaborracha.blogspot.com/

 

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)


Data: 13/12/2011