6 passos para ter um perfil mais negociável no LinkedIn

Se você passou a tratar o seu perfil no LinkedIn como se fosse um resumo, é hora de consertar isso. Veja como!

Em geral, o LinkedIn é a melhor plataforma social para empresários, donos de empresa e profissionais. É importante manter suas informações sempre atualizadas para que você faça bons contatos. Veja a seguir como tornar o seu perfil mais negociável:

Passo 1: Reveja seus objetivos

Muitas vezes, no esforço de preencher todos os seus dados no LinkedIn, você acaba transformando o que deveria ser um marketing pessoal em um currículo formal. Quem é você não é tão importante quanto o que você espera realizar, por isso, reveja a sua lista de objetivos e converta-os em palavras-chave.

Procure fugir de palavras-chave usuais, é difícil se destacar no meio de milhões. Esteja um passo adiante e pense em palavras que são buscadas na indústria em que você atua. Use uma ferramenta de busca para encontrar palavras-chave gerais (que podem atrair um público mais amplo) e complemente com as específicas (que irão te destacar dos outros dentro do seu campo de atuação). Depois disso, compare as suas palavras-chave com os seus objetivos.

Passo 2: Ordene as suas palavras-chave

O título é um fator muito importante no resultado das buscas. Escolha as palavras-chave mais importantes entre as que você possuiu e certifique-se de que elas irão aparecer no seu título. Se você trabalha em um nicho altamente segmentado, deixe isso claro no seu título para que a busca seja específica.

Em seguida dê uma olhada geral no resto do seu perfil e substitua alguns espaços vagos como descrições de vagas e habilidades, experiência e formação com outras palavras-chave. A busca do LinkedIn funciona por meio de palavras-chave, assim como as pessoas que lêem o seu perfil.

Passo 3: Acabe com a desordem

Peneire o seu perfil e elimine ou simplifique tudo que não dê suporte aos seus objetivos profissionais ou o seu negócio. Se você é uma pessoa que mudou bastante de área ou de emprego antes de ter seu perfil, adicione apenas aquilo que será relevante para os seus objetivos atuais. Mantenha empregos anteriores no seu histórico profissional, mas limite a descrição para cargo, empresa e uma breve descrição das suas funções.

Passo 4: Recoloque a sua personalidade

Embora focar nas palavras-chave e eliminar toda a desordem do seu perfil seja uma coisa importante, é provável que ao longo do caminho um pouco da sua personalidade acabe se perdendo. Depois de ter organizado tudo, você pode colocar um pouco da sua personalidade, descrevendo-se. Compartilhe em seu perfil os motivos pelos quais você ama o que faz, descreva as campanhas e empresas em que trabalhou.

É simples: mantenha as palavras-chave no lugar, deixe de fora o que não acrescenta nos seus objetivos e, então, seja você mesmo. As palavras-chave são importantes para ser encontrado por clientes ou empregadores, mas lembre-se: ninguém contrata palavras-chave, contrata pessoas.

Passo 5: Dê uma boa olhada na foto do seu perfil

A foto é como um pequeno logo. Ter uma foto absurdamente impressionante talvez não te faça ganhar um negócio, mas uma foto horrível tem potencial para fazê-lo perder um negócio, sem dúvidas.

Analise a sua foto atual, perceba se ela reflete quem você é como profissional ou se mostra os seus interesses fora do mercado de trabalho. Uma boa foto impressiona, mas não engana. Eventualmente você encontrará os seus clientes e não poderá evitar as comparações entre sua imagem na vida real e os efeitos do Photoshop.

O objetivo da sua foto é mostrar aos seus clientes uma imagem profissional e não como você se divertiu na festa que aconteceu no último fim de semana. A melhor foto para o seu perfil não é, necessariamente, a sua foto favorita. A melhor é a que equilibra o profissionalismo e a acessibilidade, mostrando uma boa aparência, mas que seja real.

Passo 6: Consiga recomendações

A maioria das pessoas não consegue resistir a ler depoimentos e recomendações, mesmo sabendo que eles foram pedidos. Recomendações adicionam verdade e profundidade ao seu perfil e ajudam a evitar que você passe uma impressão de egocentrismo para as pessoas. Então, peça que as pessoas façam recomendações sobre você e se ofereça para recomendá-las antes que elas peçam.

(Universia)

Data: 09/12/2011