Esquina da Ciência: Brasil e EUA ampliam cooperação

Na manhã desta segunda-feira (12) ocorreu na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) o lançamento do espaço Esquina da Ciência, uma parceria entre a instituição e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Os principais objetivos são fortalecer a cooperação entre Brasil e Estados Unidos no campo da Ciência e Tecnologia, bem como de ofertar suporte de informações para estudantes, cientistas e pesquisadores.

O evento teve a participação do diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral, do embaixador do Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, da subsecretária para Assuntos Políticos do Governo Norte-Americano, Wendy Sherman, além de representantes e pesquisadoras dos dois países. Após a inauguração, foi realizada a primeira atividade do projeto. Uma mesa reunindo pesquisadoras norte-americanas de diversas áreas os aspectos que envolvem mulheres e ciência sobre o tema Inserção de Jovens Mulheres no fazer Ciência e Tecnologia. As apresentações tiveram tradução simultânea.

Foram oito pesquisadoras norte-americanas, das quais três compuseram a mesa: a professora da Universidade de Alaska, Erin Pettit; a pesquisadora do Instituto Nacional da Saúde, Washington D.C, Ofelia Olivero; e Candace Carroll pesquisadora em Ciências Biomédicas do Hospital de St. Jude. Também participaram a socióloga e servidora do CNPq, Maria Isabel Tavares; a professora e pesquisadora do CGEE, Fernanda Sobral; e a coordenadora geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) , Vera Soares.

A Esquina é aberta ao público e oferece acesso a livros científicos, revistas, DVDs, bases de dados on-line e softwares , além de estações de trabalho selecionadas para apoiar os esforços de pesquisa e ensino sobre temas como meio ambiente, energia sustentável, saúde, mulheres e ciência e agrociência, entre outros. A iniciativa também promove atividades como palestras, videoconferências, exposições e uma ampla programação científica, com o objetivo de criar um diálogo sobre as ciências entre brasileiros e norte-americanos.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 09/12/2011