CCJ adia discussão sobre cotas em universidades para pessoas de baixa renda

A pedido do líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), foi retirado nesta quarta (7) da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o projeto de lei que reserva 20% das vagas em cursos de graduação nas universidades federais e estaduais para estudantes com família que tenha renda per capita até um salário mínimo e meio.

Autor da proposta, o tucano ainda apresentou requerimento propondo a realização de audiência pública para debater o tema. A senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da matéria, criticou o adiamento da votação argumentando que a proposta já foi amplamente debatida e não haveria mais necessidade de discussão.

Ana Rita chegou a pedir que Álvaro Dias revisse seu posicionamento. Como não foi atendida, votou contra o requerimento de audiência pública e foi acompanhada pela maioria dos membros da comissão. Caberá agora ao presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), incluir o projeto novamente na pauta.

(Agência Brasil)

Data: 07/12/2011