UFCG solicitará ao MP prorrogação de contrato de servidores do HUAC

Comissão buscará renovação do prazo de vigência do processo seletivo

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deliberou pela composição de uma comissão institucional para buscar no Ministério Público Federal a prorrogação do prazo de validade dos contratos de 172 servidores temporários do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), que se encerrará em fevereiro próximo. A decisão resultou de um amplo debate entre os membros do Colegiado Pleno com a direção do hospital e representações da comunidade universitária, em reunião extraordinária na manhã desta terça, dia 6.

Outras questões envolvendo o HUAC também foram tratadas e resultaram na nomeação pro tempore da professora Berenice Ferreira Ramos como diretora-geral, que, ao assumir no próximo dia 20 substituindo a professora Alana Abrantes, terá até um ano para convocar eleições. Como também a implantação do controle da jornada de trabalho por meio do sistema eletrônico de ponto do tipo biométrico, ainda este mês, por recomendação da Procuradoria da República.

A adesão do HUAC à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), criada pelo governo federal como opção para gestão administrativa dos hospitais universitários federais, saiu de pauta e provavelemente será discutida no próximo ano.

Redução de atendimentos

O reitor Thompson Mariz afirmou que, caso o Ministério Público não determine ao MEC a prorrogação dos contratos dos servidores, o Hospital Universitário será obrigado a fechar alguns setores e reduzir drasticamente sua capacidade de atendimento ao público.

“Infelizmente, vislumbro essa penalização à população de Campina Grande e do compartimento da Borborema. Não perde apenas a UFCG e a cidade, perde a Paraíba e até alguns estados vizinhos”, alertou, dizendo que é necessário uma mobilização social e um comprometimento da classe política.

A comissão deliberada pelo Conselho Universitário para se procurar o Ministério Público será presidida pelo reitor e contará como a participação das diretoras do HUAC (atual e a futura), diretores dos CCBS, CFP e CES (centros de Ensino com cursos na área de Saúde) e as representações dos sindicatos dos servidores (Aduf, Sintesp e Sintersuf), dos técnico-administrativos do HUAC e do DCE.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 06/12/2011