Colegiado Pleno da UFCG aclama diretora pro tempore para o HUAC

Ao assumir no próximo dia 20, a professora Berenice Ramos terá até um ano para convocar eleições.

Em reunião extraordinária, nesta terça, dia 6, o Colegiado Pleno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aclamou o nome da professora Berenice Ferreira Ramos como diretora-geral pro tempore do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) substituindo a professora Alana Abrantes, que concluirá o mandato no próximo dia 20.

Apresentada ao Conselho Universitário pelo diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Paulo de Freitas, como nome de consenso da comunidade universitária para conduzir temporariamente os destinos do HUAC, a médica terá o prazo de até um ano para  convocar a eleição dos novos dirigentes para o mandato regular de quatro anos.

Agradecendo a confiança, a professora disse que o momento é de otimismo e de acreditar na prorrogação da validade dos contratos dos servidores temporários, a se vencer em fevereiro. “Precisamos do comprometimento de todos, não só com a universidade e o hospital, mas, especialmente, com a população carente, usuária dos nossos serviços”.

Declarando-se defensora do Sistema Único de Saúde (SUS) “visto por muitos como o melhor do mundo, mas que não chega de forma correta e digna à população”, a professora declarou como uma das metas da sua administração é pôr em prática as principais diretrizes do sistema.

O mandato da atual diretoria do HUAC se encerrou no ano passado. Como o candidato eleito renunciou, os atuais diretores – Alana Abrantes (Geral), Homero Gustavo (Administrativo) e Valeriano Soares (Médico-assitencial) – foram reconduzidos de forma pro tempore por um ano.

Berenice Ferreira Ramos

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1989), com especializações em Homeopatia, Medicina do Trabalho e Saúde da Família, atualmente é médica homeopata do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, na capital do Estado, e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente no tema programa saúde da família.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 06/12/2011