UFCG é tema de dissertação de mestrado na UFRN

O estudo tratou do desenvolvimento da docência nas Engenharias.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é tema de dissertação de mestrado apresentada este ano no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A pesquisa O Desenvolvimento da Docência nas Engenharias: Um estudo na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi desenvolvida pela servidora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Cecília Maria Macedo Dantas – quando esteve em regime de cooperação técnica na UFCG, entre 2005 e 2009 - e teve como um dos objetivos conhecer a percepção da prática de ensino dos docentes-engenheiros dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Materiais da instituição.

Apresentou e analisando temas importantes do trabalho docente, a dissertação identificou as necessidades para uma boa prática na universidade, a participação dos professores em grupos de discussão institucionais, valorização da pesquisa como importante componente na formação docente, entre outros.

“Pudemos identificar ainda que no exercício da docência são utilizadas estratégias pedagógicas variadas, como a contextualização e a exemplificação dos conteúdos ministrados, a fundamentação epistemológica do campo científico e o trabalho em grupo” diz a pesquisadora.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 05/12/2011