topo_cabecalho
UFCG realizará oficina sobre a Plataforma Lattes

O evento é uma promoção do PET, no campus de Sumé

 

O Programa de Educação Tutorial do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizará, no período de 5 a 12 deste mês, as inscrições para a primeira oficina sobre a Plataforma Lattes, que acontecerá no próximo dia 15, das 8 às 12 horas, no campus de Sumé

 

A oficina, ministrada pelo professor Irivaldo Oliveira, do curso de graduação em Gestão Pública, abordará o contexto acadêmico, a importância e as funcionalidades dessa base de dados de currículos adotada por universidades e centros de pesquisas do país. 

 

Destinada aos acadêmicos envolvidos nos projetos e programas institucionais de ensino, de pesquisa e de extensão, a alunos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos administrativos e professores e a sociedade em geral, a oficina terá no máximo 18 participantes.

 

“Instruções de cadastramento no lattes, ferramenta de busca e como fazer as atualizações necessárias serão trabalhadas. É importante frisar que será uma oficina e não um curso, ou seja, o foco é “o fazer”, como operacionalizar essa ferramenta”, disse o professor, explicando que a intenção da oficina é desmistificar e disseminar sua utilização no ambiente acadêmico. 

 

A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo e-mail pet.cdsa@bol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , através de ficha de inscrição disponível no www.pet-cdsa.blogspot.com, com direito a apostila e certificação, podendo a carga horária ser integralizada como atividade acadêmica flexível nos cursos de graduação do CDSA.

 

Os critérios de seleção são bolsistas e voluntários de projetos e programas do CDSA, estudantes do CDSA, alunos de outras instituições, técnicos administrativos, professores e comunidade externa à universidade. Estudantes de pós-graduação também podem concorrer às 18 vagas.

 

Plataforma Lattes

 

O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia. Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único Sistema de Informações. A importância atual se estende, não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais. 

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 02/12/2011