UFCG participa do Festival Atos de Teatro com três espetáculos

Grupo de Teatro e Coral Universitário do campus de Sumé representam a universidade

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande participará do III Festival Atos de Teatro Universitário no SESC de Campina Grande, com o Grupo de Teatro e o Coral Universitário do Cariri (Cuca). O evento acontece até o próximo sábado, dia 3.

Nesta quinta, dia 1º, o Grupo de Teatro Universitário apresentará as peças “Por que a Noiva botou o noivo na Justiça?” e a “A Feira”, obras de Lourdes Ramalho. Na sexta, dia 2, será a vez do Coral Universitário do Cariri apresentar o espetáculo “Paraíba (en)cantos”.

“A Feira” conta a trajetória de uma família do campo em meio a uma rede de encontros e intrigas vivenciadas numa feira característica da região nordestina. Recheado de humor e dramaticidade, na apresentação de quadros e situações corriqueiras, o texto revela nas suas entrelinhas a degradação da condição humana - personagens que vão sendo atropeladas e desgarradas de suas origens, nesse choque entre o rural e o urbano,como uma imensa babel de nossa era globalizada.

Por outro lado, o texto apresenta cenas que revelam a feira como memorial de nossos costumes e tradições presentes no imaginário popular, permitindo desta forma um reencontro com imagens de nossa infância e a aquisição de novos conhecimentos para atores, diretor e demais envolvidos nessa realização artística.

As encenações “A Feira” e “Porque a Noiva botou o Noivo na Justiça”, tem direção de Duílio Cunha, professor do CDSA/UFCG, licenciado em Educação Artística – Artes Cênicas e mestre em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Festival Atos de Teatro Universitário é uma iniciativa realizada por estudantes, funcionários e professores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UFCG), que está na sua terceira edição, sendo as anteriores ocorrido nos anos de 2008 e 2009. O Atos visa reunir produções teatrais ligadas a universidades brasileiras ou a estudantes  universitários, com o objetivo de possibilitar uma integração entre essas experiências. O evento possui um caráter artístico e social importante, perante a realidade artística da cidade de Campina Grande atualmente, oferecendo aos cidadãos uma opção cultural de qualidade, e aos estudantes um espaço aberto à divulgação de suas produções teatrais.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG )

Data: 30/11/2011