topo_cabecalho
Como criar sua estratégia de inovação?

As empresas que não renovam seus produtos e estratégias de operação estão condenadas a ficar para trás


Muitas empresas que surgiram recementemente têm somente um ou dois anos de vida média. As empresas devem ter uma estratégia de inovação como parte do seu modelo de negócios. Isto permite que os planos para o futuro tenham bases e bom planejamento.

 

Mas como desenvolver uma boa estratégia de inovação dentro da sua empresa? Há cinco pontos aos quais você deve prestar atenção para que sua empresa seja inovadora:

 

Inversão em capital de recursos humanos


Quando você cria um negócio, muita gente ao seu redor te vê como um empregador em potencial. Mas antes de nomear seu melhor amigo como o vice-presidente, pense com calma os papéis de cada cargo e, uma vez que você encontre os elementos adequados, verifique se este está adequado às tendências do mercado.

 

Inovação para gerar novos produtos


Suponha que você fabrique um bom sabão. Não adianta apenas duas versões azul e rosa do produto para suprir a demanda do mercado. Os consumidores mudam constantemente, se você tem o conhecimento do entorno é mais fácil desenvolver uma estratégia e até antecipar necessidades futuras.

 

Aproveite apoios públicos


Pode parecer que não, mas há certos incentivos do governo para quem vai abrir sua própria empresa. Seja ela de grande, médio ou pequeno porte. Aproxime-se e conheça estes programas. Inclusive instituições privadas de educação podem ajudar com parte do custo da capacitação e atualização dos seus empregados.

 

Proteja intelectualmente seus resultados


Registrar uma patente implica no pagamento de uma quantia que pode ser alta. No entanto, este dinheiro não se compara com o que você pode perder se não registrar a patente.

 

Deixe de lado os preconceitos


A inovação é um negócio rentável. A prova mais clara são os produtos da Apple. O fato de que todos queiram um Macbook ou um iPad não se justifica só pelo design dos protudos ou pelo status de tê-los. Mas sim porque eles cada vez mais se renovam e são capaz de gerar necessidades de compra a partir de suas inovações.

 

(Universia)

 


Data: 29/11/2011