topo_cabecalho
CNPq firma acordo de cooperação com agência holandesa de fomento

 

Os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, e da Organização Holandesa para Pesquisa Científica (NWO), Jos Engelen, firmaram nesta segunda-feira (28), em Brasília, um memorando de entendimento por meio do qual as duas entidades desenvolverão ações buscando estimular a cooperação científica e tecnológica entre Brasil e Holanda, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os países. 

 

O acordo, que visa impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico no país, além de abrir um novo caminho de intercâmbio para os estudantes brasileiros, prevê ainda a implementação de projetos conjuntos de Pesquisa se Desenvolvimento (P&D); intercâmbio de pesquisadores, cientistas e oficiais, visando o intercâmbio de experiências dentro dos projetos de P&D; a organização de seminários científicos e tecnológicos, oficinas, simpósios que promovam a interação entre instituições e grupos de pesquisa de ambos os países e outras formas de cooperação científica e tecnológica. 

 

A NWO é a mais importante agência de fomento científico da Holanda. Hoje, apóia cerca de cinco mil pesquisadores com bolsas científica e aprova aproximadamente 1,5 mil projetos de pesquisa por ano. Seu orçamento anual é estimado em 500 milhões de Euros. 

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)
 


Data: 28/11/2011