Tese ganhadora do Prêmio Capes de Tese se transforma em livro

A ganhadora do Prêmio Capes de Tese 2008 na área de Arquitetura e Urbanismo, Rosane Araújo, lançou, na sexta-feira, 25, no Rio de Janeiro, o livro "A cidade sou eu". A publicação é fruto da tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Intitulada "A cidade sou eu? Urbanismo do século XXI", a tese - agora transformada em livro - é uma tentativa de conceituar o que seja cidade sob o ponto de vista mental de uma pessoa, afirmando não existir separação ente o "eu" e o mundo, ou seja, entre o "eu" e a cidade, como explica a autora.

"Atualmente, os lugares se deslocam com o deslocamento das pessoas. A cidade que cada um é é co-extensiva a seu modo urbano de inserção no mundo. Este é um raciocínio fundamental para o urbanista ou qualquer pessoa que queira pensar nossa época. Nossos projetos têm que considerar que somos todos diferentes, portanto que somos todos iguais diante do direito de respeito às nossas diferenças", explicou Araújo.

Para a pesquisadora, a importância do Prêmio Capes de Tese é o reconhecimento que ele proporciona. "Considero essa premiação muito importante por ser um reconhecimento da pesquisa e dos pesquisadores brasileiros. É por meio desse reconhecimento que sou convidada para dar palestras sobre o tema pelo Brasil", afirmou.

Em seu livro, a escritora dedica especial agradecimento à Capes e aos seus representantes, citando, o presidente da fundação, Jorge Almeida Guimarães, o diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio de Oliveira, e o ex- diretor de Relações Internacionais, Sandoval Carneiro Júnior. "Agradeço por este prêmio tão importante e também pelo incentivo a meu estágio pós-doutoral, muito profícuo para a sedimentação de questões levantadas pela tese".

Premiação

Como previa o edital do Prêmio, Rosane desenvolveu durante 6 meses, entre o Rio de Janeiro e a Universidade de Columbia, em Nova Iorque, sua bolsa de estágio pós-doutoral, período no qual permaneceu pesquisando e que lhe rendeu o título de Visiting Scholar, além da tradução e inserção de sua tese no catálogo da biblioteca da Universidade de Columbia.

Atualmente, Rosane trabalha em empresa de arquitetura e engenharia e continua sua pesquisa com a intenção de desenvolver e ampliar o cruzamento entre os campos do Urbanismo e da Psicanálise.

Prêmio Capes de Tese

O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade.

A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio são feitas nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação é responsável pela inscrição da tese, exclusivamente pelo site da Capes.

(Capes)

Data: 28/11/2011