Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFCG terá nova linha de pesquisa

Grupo de estudos sobre hidroponia, as plantas são cultivadas sem solo

A Hidroponia será uma nova linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Estudantes de graduação e pós-graduação participaram durante esta semana do I Curso de Cultivo Hidropônico de Plantas, oferecido pela unidade acadêmica do curso, para a formação de um grupo de estudos sobre essa técnica de cultivo.

Na hidroponia, as plantas são cultivadas sem solo. As raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Concluído nesta sexta-feira, 25, o curso foi ministrado pela professora-doutora Hermínia Prieto Martinez, do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Em 30 horas/aula, foram estudadas as técnicas, as solução nutritivas, resistência à salinidade, imunidade e produção dos vegetais.

Para a implantação da nova linha de pesquisa, a unidade acadêmica do curso começou a estruturar uma casa de vegetação. Também enviou projetos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e solicitou recursos à Reitoria da UFCG para a montagem do laboratório de Fisiologia Vegetal.

O coordenador administrativo do curso, professor Ronaldo Nascimento, adiantou que uma segunda edição do curso está agendada para o próximo ano. “Nosso projeto é mantê-lo como campo de iniciação, de despertar. Também estamos pensando na montagem de uma estrutura de comercialização dos produtos”, disse.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 25/11/2011