topo_cabecalho
De Repente Beat: Evento cultural da UFCG movimenta a cidade de Sumé a partir de hoje

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus Sumé da UFCG, realizará a partir desta quarta-feira (16), mais uma edição do “De Repente Beat”, evento cultural que este ano tem como tema o “Cariri arcaico” e que homenageia Lourdes Ramalho, autora de extensa produção no campo da dramaturgia. A programação será composta de encenações teatrais, exibições de vídeos, exposição de fotografia, apresentações musicais e discussões em mesas-redondas. 

 

O evento também marcará a inauguração da sede do Núcleo de Extensão Cultural do CDSA, local onde acontecerá a programação do De Repente Beat. As atividades acontecerão até a próxima sexta-feira, 18.

 

A região do Cariri Ocidental Paraibano destaca-se por suas expressões artísticas dentro da esfera regionalista e universal. Por manter uma ligação com o Vale do Pajeú, berço do Repentismo, esse território possui uma vasta gama de “Poetas do Repente” que cantam e decantam as mais variadas inventividades repentinas da cultura local e mundial. Dentre esses poetas, destaca-se Pinto do Monteiro (Monteiro-PB) e João Furiba (Sumé-PB), dois grandes nomes dessa arte de improvisar versos acompanhados da grande parceira, a viola, que de acordo com Bráulio Tavares, seria a segunda geração daqueles que deram origem a essa arte no final do século XIX, mais precisamente na cidade de Teixeira-PB. 

 

Do gibão de couro ao boné para trás, da viola às pick-ups 

 

Dentro desse rico território paraibano, chegaram também as influências externas. Através do rádio e da TV, o povo passou a ter contato com o que se passava em terras longínquas. Não obstante, podemos perceber muito bem nos versos de Pinto do Monteiro, Ivanildo Vila Nova, Oliveira de Panelas e Valdir Teles, o quanto da cultura universal esses artistas inserem em suas aventuras poéticas. 

 

A partir de então, o povo da região passou a conviver com novos estilos musicais, escutando novos ritmos e descobrindo semelhanças entre os sons que vinham de longe e a música feita na região, como na presença das rimas tanto no “rap” quanto no “repente”. 

 

É nessa perspectiva de interação que o de repente beat, projeto do Núcleo de Extensão Cultural do Centro do Desenvolvimento Sustentável do Semiárido se posiciona. Entender a presença dessas culturas externas (rock, hip hop, jazz) – que já vem há décadas dialogando, se incorporando e se ressignificando, ao ponto de se tornarem “territorializadas” – é o grande propósito desse evento, além de proporcionar à população do Cariri paraibano, um grande encontro cultural, através de palestras, debates, exposições de pinturas e esculturas, performances teatrais, exibição de filmes e shows musicais.

 

O evento é uma realização do CDSA, através do Núcleo de Extensão Cultural,com apoio do Diretório Central dos Estudantes em Sumé e patrocínio da Prefeitura Municipal de Sumé, do Banco do Brasil, da Cariri Web e da Assessoria e Consultoria Técnica da Paraíba - ACT.

 

Mais sobre o evento no blog http://derepentebeat.blogspot.com. 


Data: 16/11/2011