Seminário debaterá a dinâmica socioeconômica do Brasil e as alternativas para o Nordeste

Evento é uma realização da Diocese de Campina Grande em parceria com a UFCG, UEPB e Centrac

O atual modelo de desenvolvimento do Nordeste tem contribuído para a redução das desigualdades sociais? Este e outros questionamentos serão debatidos de 16 a 18 de novembro no Seminário Regional: a dinâmica socioeconômica do Brasil e as alternativas para o Nordeste.

O evento, que acontece no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), é uma realização da Diocese de Campina Grande em parceiras com as universidades Federal de Campina Grande (UFCG), Estadual da Paraíba (UEPB) e o Centro de Ação Cultural (Centrac).

Na pauta de discussões estão ainda análises dos impactos da intervenção das políticas públicas no compartimento da Borborema e das ações desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil, além da elaboração de propostas e alternativas para o desenvolvimento da região.

Interessados em participar do evento deverão realizar sua inscrição na Cúria Diocesana, localizada na Rua Afonso Campos, Centro, Campina Grande. A taxa d inscrição custa R$ 10.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (83) 3321.4199

Veja programação:

Dia 16, Quarta

18h – Credenciamento e entrega de material

18h30 - Mesa de abertura

Dom Jaime Vieira Rocha-Bispo Diocesano

Ricardo Coutinho- Governador do Estado

Veneziano Vital do Rego - Prefeito de Campina Grande

Marlene Alves – Reitora da UEPB

Thonpson Mariz - Reitor da UFCG

Representante da Sociedade Civil Organizada

Representantes das Entidades Parceiras.

19h - Painel: A dinâmica socioeconômica do Brasil e as alternativas para o Nordeste.

Professor Doutor Francisco de Oliveira, Sociólogo - Universidade de São Paulo – USP, ex-diretor da SUDENE

Professor Doutor Márcio Pochmann, Economista – Presidente do Instituto de Estudos de Economia Aplicada – IPEA (à confirmar)

Dia 17 – Quinta

08h - Painel: Os impactos socioeconômicos das obras do PAC e do Programa Brasil sem Miséria no Nordeste e na Paraíba.

Representante do Ministério do Planejamento e da coordenação do PAC

Representante do Ministério da Integração Nacional

Plínio de Arruda Sampaio – Associação Brasileira pela Reforma Agrária

Representante da Articulação do Semi-Árido - ASA

Professor Severino Lima (Xangai) – UFCG – Sociólogo Doutor Professor Titular da UFCG

10h30 - Intervalo

10h45 a 12h - Debate

14h00 - Painel: A realidade socioeconômica do Território da Borborema.

Indicadores socioeconômicos do Território de Campina Grande

Laudicéia Araújo – Economista, Assessora Técnica do CENTRAC, professora da FACISA

Ação Sócio-transformadora da Diocese de Campina Grande

Roberto Jefferson Normando – Escola Diocesana de Fé e Política e Coordenação das Pastorais Sociais

Ciência, tecnologia e Desenvolvimento Regional

Professor Cidoval Morais de Sousa - professor Doutor da UEPB, Diretor da Eduepb e coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UEPB

Plano de Desenvolvimento do governo do Estado?

Doutor Gustavo Nogueira – Secretário de Estado do Planejamento e Administração, Professor da UFCG

15h - Debate

16h às 18h - Trabalho em grupos – Construção de Propostas.

Temas:

Política de Gestão e Recursos Hídricos

Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade

Políticas de Economia Solidária e Cadeias Produtivas

Políticas de transferência de Renda

Mecanismos de participação e controle social

Infra-instrutora e sustentabilidade

Desenvolvimento e Políticas Sociais

Noite Cultural

Dia 18 - Sexta

08h as 09h45 - Apresentação dos GTs

Síntese das propostas apresentadas e encaminhamentos – Severino Lima – Sociólogo Doutor em Professor Titular da UFCG

10h - Apresentação e lançamento do Observatório Social

11h - Encerramento

Dom Jaime Vieira Rocha

Representantes das entidades parceiras do Seminário.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 09/11/2011