UFCG conquista ouro na etapa nacional da Maratona de Programação

Com o resultado, a equipe campinense praticamente se credencia para representar o Brasil na fase mundial da competição, no ano que vem, na Polônia

Mais uma grande conquista do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi anunciada neste final de semana: a Medalha de Ouro da 16ª Maratona de Programação - etapa brasileira da ACM International Collegiate Programming Contest - , realizada no último sábado, dia 5, no Instituto de Informática da UFG, em Goiânia, GO.

A equipe campinense, composta pelos alunos Felipe Abella, Diogo Anderson e Phyllipe César, concorreu com cerca de 50 outras equipes, ficando entre as três melhores do país após resolver sete dos onze problemas propostos, em cinco horas de competição.

Com o resultado, o time da UFCG praticamente se credencia para representar o Brasil na fase mundial da competição, considerada o mais prestigiado torneio de programação de computadores do mundo, que será realizada em maio do próximo ano, em Varsóvia, na Polônia.

“Se isso ocorrer, será a primeira vez na história que um time paraibano irá representar o Brasil na fase mundial da competição”, observa o orientador da turma, professor Rohit Gheyi, que atribui parte da conquista ao trabalho realizado na instituição, que desde 2008 organiza anualmente a Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) para estudantes dos níveis fundamental, médio e superior.

“O apoio da UFCG não só tem viabilizado a organização dos torneios locais como também a participação dos alunos nos locais de prova. Estas ações mostram o comprometimento da universidade com iniciativas diferenciadas de ensino e extensão”, finalizou.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 07/11/2011