Enade 2011 acontece neste domingo

As provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2011 serão aplicadas em todo o País no dia 6 de novembro. Entre as novidades está a dispensa dos ingressantes, que, a partir deste ano, serão avaliados com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011. No entanto, os ingressantes devem ser inscritos normalmente, para efeito de cadastro.

A razão pela qual os estudantes novos foram aferidos era de medir o crescimento educacional. O Enade dava ideia do valor agregado pelo curso ao estudante. Entretanto, estudos do MEC (Ministério da Educação) demonstram que a nota do Enem também permite comparação de resultados. Com isso, aproximadamente 30 milhões foram economizados.

O Enade serve para avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos de programa dos cursos nos quais estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e é condição indispensável para emissão do histórico escolar.

A primeira aplicação do exame ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área de conhecimento é avaliada é trienal.

(Universia)

Data: 03/11/2011